O NOVO CAMINHO PARA A ÍNDIA

Está em curso um processo de transição de poder no sistema internacional, da unipolaridade norte-americana para uma multipolaridade, em que as grandes potências são os EUA, a China, a Rússia, a Europa e, cada vez mais, a Índia.

A Índia já ultrapassou a China como país mais populoso do mundo, é já a quinta economia mundial (e a crescer), detém um significativo poder militar e afirma-se como uma força essencial para o complexo de segurança do Indo-Pacífico.

Devido a esta dimensão sistémica, envolvi-me com entusiasmo na concepção de um projeto de cooperação estratégica entre os Patriots for Europe e a União Indiana, que se traduziu na missão ao país que integrei na semana passada. Acompanhamos com interesse o trabalho do primeiro-ministro Modi.

Comungamos os mesmos valores conservadores e partilhamos as mesmas preocupações e desafios comuns: a imigração ilegal, o radicalismo islâmico, o tráfico de droga, o crime organizado.

A Índia faz parte de um núcleo decisivo de países, a par dos EUA, do Reino Unido e de Israel, com os quais temos de ter uma relação especial, seja por imperativos estratégicos, seja por vínculos civilizacionais.

Artigos do mesmo autor

“Lá porque meia dúzia de gafanhotos debaixo de um feto fazem o campo tinir com o seu barulho incómodo, enquanto milhares de cabeças de gado repousam à sombra do carvalho britânico e ruminam silenciosos, por favor não imagine que os que fazem barulho são os únicos habitantes do campo.” Esta metáfora de Edmund Burke desenha […]

No passado dia 28, Portugal mergulhou na escuridão total. O apagão não foi apenas uma falha técnica: foi a revelação brutal da nossa vulnerabilidade energética e da fragilidade da nossa soberania nacional. Esse dia expôs algo inadmissível: Portugal está dependente da Espanha e da eletricidade espanhola para manter o país – incluindo os seus órgãos […]

A nova proposta da Comissão Europeia, liderada por Ursula von der Leyen, com o nome significativo de União das Poupanças e Investimentos da UE, pretende mobilizar cerca de 10 mil milhões de euros de poupanças privadas para setores como a Defesa, a transição verde e a tecnologia. A Comissão Europeia defende que esta integração financeira […]

Vivemos tempos perigosos. Em apenas alguns dias, a Comissão Europeia propõe um “kit de emergência” obrigatório para três dias, que todos os europeus terão de manter em suas casas.

O recente escândalo de corrupção envolvendo o Parlamento Europeu e a Huawei abala, uma vez mais, a confiança dos cidadãos nas instituições que deveriam representá-los com integridade. Quando o interesse público é corrompido, é a própria Democracia que fica em risco. Para enfrentar este desafio, propus, na comissão DEVE, enquanto representante dos Patriots for Europe, […]