Supremo rejeita reclamação da TAP sobre indemnizações a tripulantes de cabine

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou a reclamação da TAP sobre a reintegração e pagamento de indemnizações a alguns tripulantes de cabine dispensados durante a pandemia, um processo que pode vir a custar milhões de euros à companhia aérea.

©D.R.

 

Segundo o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a decisão final foi conhecida na quinta-feira, e noticiada pelo Diário de Notícias, esgotando todos os recursos da TAP.

“O Supremo Tribunal de Justiça decidiu, sem possibilidade de mais recursos, que a norma constante do Acordo de Empresa anterior — que fazia distinções entre trabalhadores a termo e sem termo, em matérias remuneratórias — era nula e que os tripulantes cujo contrato de trabalho seja sem termo devem ser incluídos na categoria de “CAB I” com a subsequente evolução salarial”, detalha o sindicato numa nota enviada aos associados, a que a Lusa teve acesso.

Em causa está a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, conhecida no final do ano passado e mantida no acórdão final, sobre alguns contratos de tripulantes de cabine que tinham sido dispensados no âmbito do plano de reestruturação da empresa estarem mal fundamentados, considerando qye deviam ser integrados como efetivos e com direito a indemnização.

A decisão é relativa a quatro tripulantes, mas poderá servir de base para centenas de profissionais na mesma situação. E segundo as contas do SNPVAC pode vir a ter custos para a companhia aérea entre 200 a 300 milhões de euros.

Em resposta a perguntas enviadas no início do ano pelo grupo parlamentar do PSD, no seguimento das notícias sobre esta decisão, a TAP informou que, até aquela data, tinha provisionado “o montante de 37,2 milhões de euros para o total das ações judiciais em curso relacionadas com a matéria em análise”.

No mesmo comunicado enviado hoje aos associados, o SNPVAC esclarece que tendo tomado agora conhecimento deste acórdão, já solicitou uma reunião à administração da empresa com caráter de urgência, tendo em vista obter as respostas que procuram, “tais como, em que datas irão ser regularizados os pagamentos daqueles que aguardavam esta decisão e os moldes em que serão feitos”.

Na sequência da pandemia e do plano de reestruturação, entre março de 2020 e março de 2021, saíram da companhia área 1.514 pessoas

Até ao início deste ano tinham sido readmitidos 925 trabalhadores de várias classes profissionais, aos quais tinham sido pagas indemnizações no valor total de 1,74 milhões de euros.

Últimas do País

A nova linha nacional para a prevenção do suicídio, que entra em funcionamento na próxima semana, terá o número próprio 1411 e será assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.
Mais de 17 mil jovens candidataram-se à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que terminou na quarta-feira, menos 2.696 inscritos do que no ano passado.
A urgência geral do hospital de Beja está com constrangimentos, desde as 08h00 de hoje e até às 08h00 de sexta-feira, e aceita apenas doentes referenciados pelo INEM, outros médicos ou Linha SNS24.
Um navio mercante foi atacado por homens armados na madrugada desta quinta-feira, ao largo da costa algarvia, avança o jornal Correio da Manhã.
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
A violência psicológica e emocional representa quase 78% dos casos de violência doméstica contra adultos mais velhos, sendo as vítimas maioritariamente mulheres e os supostos agressores filhos, noras ou genros, conclui um estudo hoje divulgado.
Nos primeiros seis meses do ano, em média, 17 pessoas praticaram o crime de furto por carteirista por dia, segundo os dados divulgados hoje pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que registou mais de três mil ocorrências.
Um vigilante do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora foi esfaqueado esta quarta-feira por um formando daquela instituição.
O concurso público lançado pela Carris para a manutenção do Elevador da Glória foi cancelado em agosto, depois de todas as propostas apresentadas terem ficado acima do preço-base estipulado, revelou o jornal ECO.
Onze detidos por tráfico de droga nos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém ficaram sujeitos a apresentações bissemanais às autoridades policiais, medida de coação aplicada pelo Tribunal de Leiria, disse hoje um dos seus advogados.