Pelo menos quatro pessoas esfaqueadas em ataque na Noruega

Pelo menos quatro pessoas foram hoje esfaqueadas durante um ataque na cidade norueguesa de Trondheim, anunciaram as autoridades locais.

X de @LastTrueRoman

Os serviços de emergência confirmaram hoje a ocorrência de “um grave incidente violento” no bairro de Mollenberg, em Trondheim.

“Há várias pessoas feridas e o responsável foi detido”, indicou a polícia, citada pelo jornal norueguês Dagbladet.

Os feridos, entre os 20 e 40 anos, foram hospitalizados, estando um deles em estado grave.

Um porta-voz da polícia, Inger-Johanne Grovassbakk, avançou ao jornal VG que o suspeito do ataque é um homem, com cerca de 40 anos, que já foi acusado de um crime de ofensas graves.

O atacante também ficou ferido na sequência do ataque e, segundo a polícia, usou uma faca.

Silje Flack Bergby, uma advogada envolvida na investigação do caso, contou ao jornal norueguês Nidaros que a pessoa que ficou gravemente ferida já foi submetida a uma cirurgia, por volta das 15h50 (14h50 em Lisboa) e “não corre risco de vida”.

“Temos o controlo de todos os envolvidos. Atualmente há uma pessoa suspeita no caso. Iremos avaliar o papel dos restantes. O desenrolar dos acontecimentos é, de momento, pouco claro”, afirmou Silje Flack Bergby.

A polícia considera que ainda é cedo para triar conclusões.

“Chegámos rapidamente, juntamente com a ambulância e o pessoal médico. Ainda é cedo nesta fase da investigação, mas acreditamos que temos a situação sob controlo”, revelou a comandante da polícia de Trøndelag, Lars Nilsen.

Ida Emilie Løge, que vive perto da zona do ataque, contou que viu uma pessoa a ser socorrida por alguém que estava a passar por perto, mas a ambulância chegou pouco depois.

“Foi muito assustador ver a pessoa deitada, inconsciente. Já tinha havido confusão aqui antes”, acrescentou Ida Emilie Løge à NRK, rádio pública da Noruega.

A polícia continua no local a investigar o ataque.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.