Caças britânicos intercetam aviões russos junto do espaço aéreo da NATO

Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.

© D.R.

Na terça-feira, dois jatos Typhoon da Força Aérea britânica (RAF) partiram da Base Aérea de Malbork, na Polónia, para intercetar uma aeronave de informações russa Ilyushin Il-20M ‘Coot-A’ que sobrevoava o Mar Báltico, de acordo com o comunicado.

Dois dias depois, mais dois Typhoons descolaram da mesma base para intercetar uma aeronave desconhecida que saía do espaço aéreo de Kaliningrado, o enclave russo situado entre a Polónia e a Lituânia, e se aproximava do espaço aéreo da NATO.

Estas duas missões fazem parte do primeiro destacamento da RAF na Operação Chessman, como parte do contributo do Reúno Unido para melhorar a vigilância aérea da NATO.

As aeronaves britânicas chegaram ao leste da Polónia há apenas algumas semanas como parte do esforço ao lado da Suécia em defesa do flanco leste da NATO.

O Governo do Reino Unido anunciou no final de fevereiro o seu compromisso de aumentar as despesas com a defesa para 2,5% do PIB britânico até 2027, a maior dotação militar desde o fim da Guerra Fria, em resposta à situação global criada pela invasão russa da Ucrânia.

“O Reino Unido continua inabalavelmente comprometido com a NATO. Face à crescente agressão russa e às crescentes ameaças à segurança, estamos a intensificar os nossos esforços para tranquilizar os nossos aliados, dissuadir os adversários e proteger a nossa segurança nacional”, afirmou o secretário de Estado britânico para as Forças Armadas, Luke Pollard, em comunicado.

“Esta missão demonstra a nossa capacidade de operar lado a lado com a Suécia, o mais recente membro da NATO, e de defender o espaço aéreo da Aliança onde e quando necessário, mantendo-nos seguros em casa e fortes no estrangeiro”, acrescentou.

Últimas do Mundo

A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.