Caças britânicos intercetam aviões russos junto do espaço aéreo da NATO

Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.

© D.R.

Na terça-feira, dois jatos Typhoon da Força Aérea britânica (RAF) partiram da Base Aérea de Malbork, na Polónia, para intercetar uma aeronave de informações russa Ilyushin Il-20M ‘Coot-A’ que sobrevoava o Mar Báltico, de acordo com o comunicado.

Dois dias depois, mais dois Typhoons descolaram da mesma base para intercetar uma aeronave desconhecida que saía do espaço aéreo de Kaliningrado, o enclave russo situado entre a Polónia e a Lituânia, e se aproximava do espaço aéreo da NATO.

Estas duas missões fazem parte do primeiro destacamento da RAF na Operação Chessman, como parte do contributo do Reúno Unido para melhorar a vigilância aérea da NATO.

As aeronaves britânicas chegaram ao leste da Polónia há apenas algumas semanas como parte do esforço ao lado da Suécia em defesa do flanco leste da NATO.

O Governo do Reino Unido anunciou no final de fevereiro o seu compromisso de aumentar as despesas com a defesa para 2,5% do PIB britânico até 2027, a maior dotação militar desde o fim da Guerra Fria, em resposta à situação global criada pela invasão russa da Ucrânia.

“O Reino Unido continua inabalavelmente comprometido com a NATO. Face à crescente agressão russa e às crescentes ameaças à segurança, estamos a intensificar os nossos esforços para tranquilizar os nossos aliados, dissuadir os adversários e proteger a nossa segurança nacional”, afirmou o secretário de Estado britânico para as Forças Armadas, Luke Pollard, em comunicado.

“Esta missão demonstra a nossa capacidade de operar lado a lado com a Suécia, o mais recente membro da NATO, e de defender o espaço aéreo da Aliança onde e quando necessário, mantendo-nos seguros em casa e fortes no estrangeiro”, acrescentou.

Últimas do Mundo

Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.