Infarmed manda recolher lotes de soro fabricados por empresa portuguesa em Cascais

O Infarmed mandou recolher os lotes de soro fisiológico fabricados pela GSL – Produtos Químicos e Farmacêuticos e suspendeu o fabrico nas instalações desta empresa, em São Domingos de Rana (Cascais), onde foram detetadas irregularidades.

© D.R.

Numa informação divulgada no ‘site’, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que fez uma inspeção às instalações da GSL na Abóbada, freguesia de São Domingos de Rana,, depois de a autoridade congénere francesa ter publicado um alerta sobre a recolha de dois lotes de soro fisiológico para lavagem das fossas nasais da marca HappyLab.

Na inspeção, o Infarmed encontrou irregularidades – “não conformidades críticas” – relacionadas com as boas práticas de fabrico do soro fisiológico.

Assim, mandou suspender o fabrico temporariamente naquelas instalações até à verificação da correção das irregularidades detetadas.

Ordenou igualmente a recolha do soro fisiológico fabricado nas instalações inspecionadas e que se encontrem ainda dentro da validade e avisou os consumidores que não o devem usar.

A ordem do Infarmed refere-se a dezenas de lotes do fabricante GSL, colocados no mercado nacional, das marcas GSL, Rio Bravo, Plural, Dimor, Ston e MipMed.

Mandou também recolher diversos lotes do fabricante HD HIDRODIPRO – Produtos Químicos e Farmacêuticos, Lda, colocados no mercado nacional da marca Hidro, cujo fabrico foi subcontratado à empresa GSL.

Informa ainda que existem outras marcas destes fabricantes produzidos nas instalações da GSL, mas que são exclusivas do mercado francês, nomeadamente a HappyLab, Stentil, Mediphysio e Ainsifont.

Últimas do País

O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.