Infarmed manda recolher lotes de soro fabricados por empresa portuguesa em Cascais

O Infarmed mandou recolher os lotes de soro fisiológico fabricados pela GSL – Produtos Químicos e Farmacêuticos e suspendeu o fabrico nas instalações desta empresa, em São Domingos de Rana (Cascais), onde foram detetadas irregularidades.

© D.R.

Numa informação divulgada no ‘site’, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que fez uma inspeção às instalações da GSL na Abóbada, freguesia de São Domingos de Rana,, depois de a autoridade congénere francesa ter publicado um alerta sobre a recolha de dois lotes de soro fisiológico para lavagem das fossas nasais da marca HappyLab.

Na inspeção, o Infarmed encontrou irregularidades – “não conformidades críticas” – relacionadas com as boas práticas de fabrico do soro fisiológico.

Assim, mandou suspender o fabrico temporariamente naquelas instalações até à verificação da correção das irregularidades detetadas.

Ordenou igualmente a recolha do soro fisiológico fabricado nas instalações inspecionadas e que se encontrem ainda dentro da validade e avisou os consumidores que não o devem usar.

A ordem do Infarmed refere-se a dezenas de lotes do fabricante GSL, colocados no mercado nacional, das marcas GSL, Rio Bravo, Plural, Dimor, Ston e MipMed.

Mandou também recolher diversos lotes do fabricante HD HIDRODIPRO – Produtos Químicos e Farmacêuticos, Lda, colocados no mercado nacional da marca Hidro, cujo fabrico foi subcontratado à empresa GSL.

Informa ainda que existem outras marcas destes fabricantes produzidos nas instalações da GSL, mas que são exclusivas do mercado francês, nomeadamente a HappyLab, Stentil, Mediphysio e Ainsifont.

Últimas do País

O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira, se tudo estiver a correr bem, segundo a presidente do Hospital de São João, no Porto.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.