Infarmed manda recolher lotes de soro fabricados por empresa portuguesa em Cascais

O Infarmed mandou recolher os lotes de soro fisiológico fabricados pela GSL – Produtos Químicos e Farmacêuticos e suspendeu o fabrico nas instalações desta empresa, em São Domingos de Rana (Cascais), onde foram detetadas irregularidades.

© D.R.

Numa informação divulgada no ‘site’, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde informa que fez uma inspeção às instalações da GSL na Abóbada, freguesia de São Domingos de Rana,, depois de a autoridade congénere francesa ter publicado um alerta sobre a recolha de dois lotes de soro fisiológico para lavagem das fossas nasais da marca HappyLab.

Na inspeção, o Infarmed encontrou irregularidades – “não conformidades críticas” – relacionadas com as boas práticas de fabrico do soro fisiológico.

Assim, mandou suspender o fabrico temporariamente naquelas instalações até à verificação da correção das irregularidades detetadas.

Ordenou igualmente a recolha do soro fisiológico fabricado nas instalações inspecionadas e que se encontrem ainda dentro da validade e avisou os consumidores que não o devem usar.

A ordem do Infarmed refere-se a dezenas de lotes do fabricante GSL, colocados no mercado nacional, das marcas GSL, Rio Bravo, Plural, Dimor, Ston e MipMed.

Mandou também recolher diversos lotes do fabricante HD HIDRODIPRO – Produtos Químicos e Farmacêuticos, Lda, colocados no mercado nacional da marca Hidro, cujo fabrico foi subcontratado à empresa GSL.

Informa ainda que existem outras marcas destes fabricantes produzidos nas instalações da GSL, mas que são exclusivas do mercado francês, nomeadamente a HappyLab, Stentil, Mediphysio e Ainsifont.

Últimas do País

A afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais situava-se, até às 16h00 de hoje, nos 45,50%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, em linha com o que se registou na primeira volta.
As aldeias de Casebres, Vale de Guizo e Arez, no concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, ficaram hoje sem água atmosférica devido a um abastecimento de água que rebentou, segundo o vereador da Proteção Civil.
O Governo colocou 48 concelhos de Portugal continental em situação de contingência até ao dia 15 devido à ocorrência ou risco elevado de cheias e inundações, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 22,35%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, acima do que se registou na primeira volta.
Cerca de 76 mil clientes das E-Redes no território continental, dos quais 66 mil na zona mais afetada pela depressão Kristin, continuavam hoje às 08:00 sem abastecimento de eletricidade, segundo a empresa.
A queda de árvores na noite de hoje deitou abaixo fios de tensão média que já tinham sido repostos, provocando um retrocesso na restauração da energia elétrica no Município de Pombal, disse a vice-presidente da câmara, Isabel Marto.
As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.