BCP disponível para analisar Novo Banco em caso de venda direta

O presidente executivo do Millennium BCP admitiu hoje disponibilidade para analisar uma compra do Novo Banco caso os acionistas optem pela venda direta e não pela entrada em bolsa, mas sublinhou que plano do seu banco é crescer organicamente.

© D.R

“Analisamos essa oportunidade do Novo Banco se os acionistas do Novo Banco entenderem que a via não IPO é uma via que é interessante para eles. Nessa altura analisaremos, sem nenhuma preocupação”, disse Miguel Maya aos jornalistas, à margem da Money Conference, que decorreu hoje em Lisboa.

O responsável da instituição cotada em bolsa afirmou que não está, por enquanto, “a equacionar nenhum cenário”.

“Como volto a dizer, o crescimento do BCP é orgânico, temos demonstrado capacidade de fazer esse crescimento”, acrescentou.

A Lone Star, que detém 75% do Novo Banco, continua a preparar o banco para uma OPV – Oferta Pública de Venda (ou IPO – Initial Public Offering na expressão em inglês habitualmente usada no meio financeiro), mesmo que tenha interesse de compradores, sendo de notar que qualquer negócio exigiria apoio do Governo português, que detém o restante do Novo Banco.

Outros nomes também têm sido associados ao Novo Banco, como a Caixa Geral de Depósitos, o maior banco do país em ativos, que afirmou em fevereiro que está a analisar uma possível aquisição.

O Novo Banco revelou no início do mês que teve lucros de 177,2 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 1,9% do que nos primeiros três meses de 2024.

A Lone Star anunciou para este ano a venda de parte do banco em bolsa e um plano de distribuição de dividendos para tornar a instituição atrativa para os investidores.

Últimas de Economia

Os viticultores do Alentejo registam uma quebra média de 30% da produção de uva, em alguns casos até de 40%, na época de vindimas deste ano, face a 2024, revelou hoje a associação técnica do setor.
A circulação nas quatro linhas do Metropolitano de Lisboa teve já início hoje de manhã, depois de o serviço não ter arrancado à hora habitual, às 06:30, devido à greve parcial de trabalhadores.
As exportações de bens recuaram 11,3% e as importações aumentaram 2,8% em julho, em termos homólogos, acumulando uma subida de 0,7% e 6,3% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE divulgado hoje.
A circulação do metro de Lisboa está hoje de manhã suspensa e as estações estão encerradas devido à greve dos trabalhadores, prevendo-se a reabertura às 10:30, segundo a página da empresa na Internet.
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) apelou hoje a um orçamento da União Europeia (UE) "mais simples e mais inteligente" por atualmente ser difícil mobilizar verbas para circunstâncias imprevistas e emergências, como desastres ou guerra.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em julho, em termos homólogos, 0,9 pontos percentuais acima de junho, tendo a mão-de-obra subido 8,9% e os materiais 1,5%, divulgou hoje o INE.
A indústria do calçado nacional antecipa que este será um ano de consolidação nos mercados internacionais, apesar da instabilidade, com o setor a exportar 90% da sua produção.
O Banco de Portugal (BdP) desconhece quanto é que os bancos venderam em empréstimos à habitação desde 2017, em operações de cessão de crédito, a entidades exteriores não supervisionadas pelo banco central.
O índice mundial de preços dos alimentos registou em agosto um aumento de 6,9% face ao mesmo mês do 2024, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).