Ataque da Rússia em larga escala com ‘drones’ faz dois mortos e 60 feridos

Duas pessoas morreram e 60 ficaram feridas num ataque em larga escala com ‘drones’ lançado na quarta-feira à noite pela Rússia sobre a Ucrânia, informaram hoje autoridades ucranianas.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

No total, as autoridades de Kiev contabilizaram 85 ‘drones’ do tipo Shahed e veículos aéreos não tripulados num ataque à cidade de Kharkiv, no nordeste do país, e outras zonas, informou a Força Aérea Ucraniana.

Sistemas de defesa aérea intercetaram 40 ‘drones’, e outros nove foram perdidos pelo radar ou bloqueados.

Uma das áreas mais atingidas terá sido Kharkiv, onde 17 ‘drones’ de ataque atingiram dois bairros residenciais, de acordo com o autarca Ihor Terekhov.

“Esses são locais comuns de vida pacífica, aqueles que nunca deveriam ser alvos”, escreveu Terekhov, de acordo com o chefe regional, Oleh Syniehubov no Telegram, adiantando que há pelo menos 60 feridos, incluindo nove crianças com idades entre 02 e 15 anos.

Equipas de emergência, funcionários municipais e voluntários trabalharam durante a noite para extinguir incêndios, resgatar moradores de casas em chamas e restaurar o serviço de gás, eletricidade e água.

Os ataques também causaram destruição generalizada nos distritos de Slobidskyi e Osnovianskyi, atingindo prédios de apartamentos, residências particulares, parques infantis, áreas industriais e transportes público.

Imagens do local publicadas pelo Serviço de Emergência da Ucrânia no Telegram mostraram apartamentos em chamas, janelas partidas e bombeiros a combater incêndios.

Kharkiv tem sido alvo frequente nos últimos meses, com a Rússia a lançar intensos ataques com ‘drones’ e mísseis contra infraestruturas civis.

“Estamos firmes. Ajudamo-nos uns aos outros. E vamos resistir”, disse Terekhov acrescentando: “Kharkiv é a Ucrânia. Não pode ser destruída”.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.