Prisão preventiva para suspeito de matar a tiro o filho em Amareleja no Alentejo

O Tribunal de Moura decretou hoje a prisão preventiva do homem suspeito de ter matado a tiro o filho e depois fugido em Amareleja, no concelho de Moura, distrito de Beja, na terça-feira, revelou fonte policial.

©D.R.

A fonte da Polícia judiciária (PJ) indicou à agência Lusa que o suspeito, de 67 anos, detido pela PJ na quinta-feira, foi presente hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Moura, acrescentando que a vítima tem 45 anos.

O tribunal decretou a medida de coação mais gravosa e o homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, segundo a mesma fonte.

Na quinta-feira, em comunicado, a Polícia Judiciária revelou que o homem foi localizado e detido por elementos da Diretoria do Sul, em colaboração com a GNR, às 08:00 desse dia, num monte situado nos arredores de Moura.

Segundo a PJ, o crime, ocorrido na manhã de terça-feira na vila de Amareleja, aconteceu “num contexto de uma discussão, motivada por negócios de gado, entre familiares, pai e dois filhos”.

“A vítima, um homem de 45 anos, filho do agressor, foi alvo de um disparo de arma de fogo, caçadeira, no abdómen, provocando lesões que ditaram a sua morte”, realçou.

Depois do disparo, referiu a PJ, o filho do alegado homicida ainda foi socorrido por familiares, que o “transportaram ao centro da vila”, tendo então a GNR ativado o serviço de emergência médica, que acabou por declarar o óbito.

Últimas do País

Apenas metade dos candidatos ao ensino superior na 2.ª fase do concurso nacional ficou colocada, num total de 8.824 novos caloiros nas universidades e politécnicos, segundo dados hoje divulgados.
O curso de Medicina da Universidade do Porto volta a ser a formação com a nota média de acesso mais elevada, já que o último aluno a conseguir entrar na 2.ª fase do concurso nacional tinha uma média de 19,38 valores.
O Presidente da República prepara-se para marcar a data das eleições Presidenciais para 18 de janeiro de 2026, segundo avança a SIC Notícias.
Catorze concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em causa estão as linhas 200, 208, 305, 501, 703 e 801, cujos autocarros, vindos da Cordoaria, deixarão de fazer o percurso atual pela Rua de Ceuta, Rua do Almada e Rua de Ramalho Ortigão, voltando a fazer o percurso normal pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade.
Portugal conquistou sete medalhas, duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência, na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills), após ter competido com 32 países durante três dias na Dinamarca.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estão encerradas por falta de médicos, revelou o Governo, sendo este o único hospital da margem sul que estava a assegurar o serviço este fim-de-semana.
Um cachalote com 15 metros de comprimento e aproximadamente 14 toneladas arrojou na tarde de sexta-feira na Ilha da Armona, em Olhão, tendo acabado por morrer no local, foi hoje divulgado.
Uma pessoa morreu hoje atropelada por um comboio Alfa Pendular na Linha ferroviária do Norte, em Santarém, disseram à agência Lusa várias fontes.
Um militar de 24 anos morreu este sábado no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes. O Exército já iniciou averiguações e disponibilizou apoio psicológico à família e colegas.