Funeral de Charlie Kirk marcado para 21 de setembro no Arizona

O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.

© LUSA

O funeral vai realizar-se na manhã de 21 de setembro no estádio State Farm, sede da equipa de futebol americano Arizona Cardinals, em Glendale, cidade situada a cerca de 25 quilómetros de Phoenix, a capital do estado do Arizona (sudoeste), de acordo com a organização, numa publicação partilhada nas redes sociais.

“Junte-se a nós para celebrar a vida extraordinária e o legado duradouro de Charlie Kirk, uma lenda americana”, lê-se na publicação.

Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto a tiro na quarta-feira, perante centenas de pessoas, quando participava num debate na Universidade Utah Valley, em Orem, cidade do estado do Utah (oeste).

O Presidente norte-americano, Donald Trump, que responsabilizou a “esquerda radical” e “os lunáticos” pelo ataque, comprometeu-se na sexta-feira a estar presente no funeral depois de falar com a mulher de Charlie Kirk, Erika Kirk.

“Pediu-me para ir e acho que tenho obrigação de fazê-lo. Ouvi dizer que é no próximo fim de semana. Quando for, irei”, disse na sexta-feira.

Amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point USA, Charlie Kirk era um aliado próximo de Trump, que anunciou a atribuição, a título póstumo, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta conderação civil do país.

Charlie Kirk era considerado uma das figuras chave da vitória de Trump nas eleições presidenciais de 2024.

O ativista conservador defendia a ideia de que valia a pena sacrificar a vida de algumas pessoas para que os norte-americanos pudessem manter o direito de possuir armas de fogo.

Charlie Kirk morreu aos 31 anos após ser baleado durante um evento no Utah. O presidente norte-americano descreveu-o como um jovem “amado e admirado por todos”, mas as opiniões dividem-se devido às suas posições controversas.

O detido e suspeito da morte de Charlie Kirk é Tyler Robinson, um jovem branco de 22 anos, que disparou uma espingarda a partir do telhado de um edifício perto do local onde acontecia o debate.

Até ao momento, as autoridades não forneceram detalhes sobre as acusações que Robinson vai enfrentar, embora possa ser acusado de homicídio qualificado, um crime passível de pena de morte.

Últimas do Mundo

André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.
O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje ter “um elevado grau de certeza” de que o suspeito do homicídio, quarta-feira, do influenciador ultraconservador Charlie Kirk Charlie Kirk foi capturado.
A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).