“Uma Europa com menos imigração”: Ventura discursa em Madrid perante centenas de apoiantes

André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.

© EPA/J.J. Guillen

O presidente do CHEGA, André Ventura, discursou hoje em Madrid, num evento organizado pelo partido espanhol Vox, onde iniciou a sua intervenção com um apelo ao combate ao socialismo em toda a Europa e à prisão do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. Ventura manifestou ainda orgulho pelos acontecimentos recentes em Múrcia, no sul de Espanha.

“Continuaremos juntos a lutar pelo que acreditamos: uma Europa com menos imigração. Por isso quero dizer-vos, aqui em Espanha, sabendo que a imprensa europeia está presente, assim como a portuguesa, que aquilo que fizeram em Múrcia me enche de orgulho, um orgulho tremendo como europeu. Obrigado, obrigado, obrigado pelo que fizeram”, declarou.

O líder do CHEGA falava perante centenas de apoiantes reunidos num pavilhão em Madrid, onde defendeu uma “Europa de valores”.

“Não vamos patrocinar flotilhas para Gaza, nem permitir passeios em barcos enquanto fazem grandes festas em Ibiza, Menorca ou noutras ilhas espanholas. Isso não o faremos”, afirmou Ventura.

Em resposta a perguntas dos jornalistas no final do evento, André Ventura classificou a flotilha como “uma farsa, uma mentira e uma encenação”, acrescentando que viu “hoje mesmo mais imagens de festas a bordo desses barcos, partilhadas pelos próprios ativistas”.

“Francamente, gostava de perguntar: o que importa é que a festa decorra em Menorca, Ibiza ou Barcelona, ou que estas pessoas estejam a festejar quando deveriam estar solidárias com quem sofre em Gaza? Essa deveria ser a sua missão”, disse ainda.

Questionado sobre os incidentes em Torre Pacheco, no sul de Espanha, Ventura afirmou que tanto em Espanha como em Portugal existe “uma tolerância gigantesca com a criminalidade importada” e defendeu que “às vezes, as populações precisam de mostrar que não têm medo de bandos de delinquentes”.

“O que aconteceu em Múrcia foi importante para enviar uma mensagem clara a quem pretende vir para a Europa. A Europa foi, nas últimas décadas, um espaço de acolhimento, mas há um momento em que temos de dizer basta: quem vem deve cumprir regras, e quem não o fizer deve ser expulso”, sustentou.

Durante o evento, Ventura prestou também homenagem a Charlie Kirk, ativista ultraconservador norte-americano, assassinado na semana passada, referência feita igualmente por vários participantes no encontro.

“Morreu para nos defender, morreu por nós, pelos nossos valores e pela nossa identidade”, afirmou. Para Ventura, a morte de Kirk “mostrou até que ponto podem ser violentos e assassinos aqueles que defendem as ideias da esquerda”.

O encontro Europa Viva 25 foi organizado pelo partido Vox e reuniu representantes do movimento Patriotas pela Europa, uma aliança de partidos da direita radical que integra o terceiro maior grupo no Parlamento Europeu.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.