“Uma Europa com menos imigração”: Ventura discursa em Madrid perante centenas de apoiantes

André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.

© EPA/J.J. Guillen

O presidente do CHEGA, André Ventura, discursou hoje em Madrid, num evento organizado pelo partido espanhol Vox, onde iniciou a sua intervenção com um apelo ao combate ao socialismo em toda a Europa e à prisão do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. Ventura manifestou ainda orgulho pelos acontecimentos recentes em Múrcia, no sul de Espanha.

“Continuaremos juntos a lutar pelo que acreditamos: uma Europa com menos imigração. Por isso quero dizer-vos, aqui em Espanha, sabendo que a imprensa europeia está presente, assim como a portuguesa, que aquilo que fizeram em Múrcia me enche de orgulho, um orgulho tremendo como europeu. Obrigado, obrigado, obrigado pelo que fizeram”, declarou.

O líder do CHEGA falava perante centenas de apoiantes reunidos num pavilhão em Madrid, onde defendeu uma “Europa de valores”.

“Não vamos patrocinar flotilhas para Gaza, nem permitir passeios em barcos enquanto fazem grandes festas em Ibiza, Menorca ou noutras ilhas espanholas. Isso não o faremos”, afirmou Ventura.

Em resposta a perguntas dos jornalistas no final do evento, André Ventura classificou a flotilha como “uma farsa, uma mentira e uma encenação”, acrescentando que viu “hoje mesmo mais imagens de festas a bordo desses barcos, partilhadas pelos próprios ativistas”.

“Francamente, gostava de perguntar: o que importa é que a festa decorra em Menorca, Ibiza ou Barcelona, ou que estas pessoas estejam a festejar quando deveriam estar solidárias com quem sofre em Gaza? Essa deveria ser a sua missão”, disse ainda.

Questionado sobre os incidentes em Torre Pacheco, no sul de Espanha, Ventura afirmou que tanto em Espanha como em Portugal existe “uma tolerância gigantesca com a criminalidade importada” e defendeu que “às vezes, as populações precisam de mostrar que não têm medo de bandos de delinquentes”.

“O que aconteceu em Múrcia foi importante para enviar uma mensagem clara a quem pretende vir para a Europa. A Europa foi, nas últimas décadas, um espaço de acolhimento, mas há um momento em que temos de dizer basta: quem vem deve cumprir regras, e quem não o fizer deve ser expulso”, sustentou.

Durante o evento, Ventura prestou também homenagem a Charlie Kirk, ativista ultraconservador norte-americano, assassinado na semana passada, referência feita igualmente por vários participantes no encontro.

“Morreu para nos defender, morreu por nós, pelos nossos valores e pela nossa identidade”, afirmou. Para Ventura, a morte de Kirk “mostrou até que ponto podem ser violentos e assassinos aqueles que defendem as ideias da esquerda”.

O encontro Europa Viva 25 foi organizado pelo partido Vox e reuniu representantes do movimento Patriotas pela Europa, uma aliança de partidos da direita radical que integra o terceiro maior grupo no Parlamento Europeu.

Últimas do Mundo

Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.