‘Data centers’ vão contribuir com 3,7 mil milhões para o PIB em 2031

O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.

© D.R.

Segundo o documento hoje divulgado, intitulado Data Centers Market Outlook – 2025, prevê-se que “o contributo do setor para o PIB passará dos 160 milhões de euros registados em 2024 para 3,7 mil milhões de euros em 2031”.

Em termos de empregos, lê-se que o setor dos ‘data centers’ já é responsável por 2.800 empregos diretos e indiretos. Porém, a previsão é que contribuam com cerca de 9.400 postos de trabalho até 2031.

Relativamente a investimento, o estudo antecipa investimentos acumulados de cerca de 13 mil milhões de euros até 2031, abrangendo “quer o desenvolvimento ‘greenfield’, quer a remodelação, especialmente nas zonas de Lisboa, Sines e nas restantes regiões emergentes”.

“Quase todas as instalações são suportadas por energia elétrica e utilizam, de forma crescente, energia proveniente de fontes renováveis, graças à oferta de energias verdes de que o país dispõe”, lê-se no documento.

No entanto, o aumento do consumo de energia, “que deverá atingir os 8,5 TWh até 2031, exige um planeamento cuidadoso tendo em vista evitar o congestionamento futuro da rede elétrica e garantir um crescimento que seja sustentável”.

Prevê-se ainda que o fornecimento total de energia para tecnologias de informação (TI) cresça mais de 40 vezes, atingindo 1,5 GW.

A disponibilidade de energia renovável e de terrenos em Portugal “torna o país especialmente atrativo” para o tipo de operações, “sobretudo quando comparado com os centros congestionados do Norte da Europa”.

“Campus dotados de elevada capacidade energética na ordem dos gigawatts, como o Start Campus em Sines, representam a nova vaga de infraestruturas de dados”, lê-se.

Com a localização geográfica “privilegiada” de Portugal na costa atlântica, conjugada com as densas redes de fibra ótica e a infraestrutura de cabos submarinos, o país posiciona-se como “um ‘digital gateway’ único, com capacidade de ligar a Europa às Américas, a África e à Ásia”.

O estudo surge de um “pesquisa documental extensa para criar uma base de dados sólida sobre os ‘data centers’, permitindo identificar as principais tendências e evoluções do setor”.

Essa base serviu de “ponto de partida para a criação de modelos que quantificam o mercado dos ‘data centers’ e o seu impacto social e económico”.

O trabalho será publicado num livro que será apresentado publicamente no dia 23 de outubro, em Lisboa, no Portugal Digital Summit.

Últimas do País

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.
A bebé de quatro meses que regressou na quinta-feira ao final da tarde ao hospital de Gaia, após ser entregue na GNR dos Carvalhos, já se encontra numa instituição, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.