‘Data centers’ vão contribuir com 3,7 mil milhões para o PIB em 2031

O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.

© D.R.

Segundo o documento hoje divulgado, intitulado Data Centers Market Outlook – 2025, prevê-se que “o contributo do setor para o PIB passará dos 160 milhões de euros registados em 2024 para 3,7 mil milhões de euros em 2031”.

Em termos de empregos, lê-se que o setor dos ‘data centers’ já é responsável por 2.800 empregos diretos e indiretos. Porém, a previsão é que contribuam com cerca de 9.400 postos de trabalho até 2031.

Relativamente a investimento, o estudo antecipa investimentos acumulados de cerca de 13 mil milhões de euros até 2031, abrangendo “quer o desenvolvimento ‘greenfield’, quer a remodelação, especialmente nas zonas de Lisboa, Sines e nas restantes regiões emergentes”.

“Quase todas as instalações são suportadas por energia elétrica e utilizam, de forma crescente, energia proveniente de fontes renováveis, graças à oferta de energias verdes de que o país dispõe”, lê-se no documento.

No entanto, o aumento do consumo de energia, “que deverá atingir os 8,5 TWh até 2031, exige um planeamento cuidadoso tendo em vista evitar o congestionamento futuro da rede elétrica e garantir um crescimento que seja sustentável”.

Prevê-se ainda que o fornecimento total de energia para tecnologias de informação (TI) cresça mais de 40 vezes, atingindo 1,5 GW.

A disponibilidade de energia renovável e de terrenos em Portugal “torna o país especialmente atrativo” para o tipo de operações, “sobretudo quando comparado com os centros congestionados do Norte da Europa”.

“Campus dotados de elevada capacidade energética na ordem dos gigawatts, como o Start Campus em Sines, representam a nova vaga de infraestruturas de dados”, lê-se.

Com a localização geográfica “privilegiada” de Portugal na costa atlântica, conjugada com as densas redes de fibra ótica e a infraestrutura de cabos submarinos, o país posiciona-se como “um ‘digital gateway’ único, com capacidade de ligar a Europa às Américas, a África e à Ásia”.

O estudo surge de um “pesquisa documental extensa para criar uma base de dados sólida sobre os ‘data centers’, permitindo identificar as principais tendências e evoluções do setor”.

Essa base serviu de “ponto de partida para a criação de modelos que quantificam o mercado dos ‘data centers’ e o seu impacto social e económico”.

O trabalho será publicado num livro que será apresentado publicamente no dia 23 de outubro, em Lisboa, no Portugal Digital Summit.

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.
A proibição de captura de tamboril por esgotamento da quota nacional ficou sem efeito face à perspetiva de concretizar uma troca de quotas com Espanha, anunciou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um jovem na pena única de 10 anos de prisão por crimes sexuais contra a irmã menor.
Oito pessoas ficaram esta terça-feira feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência localizado em Almoster, no concelho de Santarém, informou fonte da Proteção Civil.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).
O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.
A PSP anunciou hoje que desmantelou na Grande Lisboa uma organização criminosa “altamente sofisticada e perigosa" numa operação em que apreendeu a maior quantidade de droga de sempre e em que a investigação cumpriu “todos os protocolos” com a PJ.
Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.
As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.