Passe Ferroviário representou mais de 13 ME de receita para CP no primeiro ano

O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.

©D.R.

No dia em que se assinala um ano da entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde, no valor de 20 euros mensais, o Ministério das Infraestruturas considerou, em comunicado, que estes números comprovam que a criação de um “produto flexível, acessível e acima de tudo digital” é uma “receita de sucesso”.

Segundo a CP – Comboios de Portugal, também em comunicado, em setembro foram comercializadas mais de 67 mil assinaturas, valor mensal ‘recorde’, e, num ano foram efetuadas quase 2,2 milhões de reservas nos comboios Intercidades, com cerca de 28% dos passes a serem adquiridos por novos clientes.

Adicionalmente, apontou a transportadora ferroviária, os dados revelam que cerca de metade dos passageiros que viajam com Passe Ferroviário Verde utilizaram mais do que um serviço.

“Estamos a alcançar com sucesso o objetivo de trazer mais pessoas para os transportes públicos no desígnio de assim também atingirmos as metas da descarbonização”, realçou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Quando a medida foi anunciada, o Governo avançou que a CP iria ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pela perda de receita com a entrada em vigor do Passe Ferroviário Verde.

A Comissão de Trabalhadores da CP considerou, em 08 de outubro de 2024, que a compensação prevista pelo Governo para a empresa é insuficiente, uma afirmação que levou a “surpresa e repúdio” por parte do presidente da CP, Pedro Moreira, afirmando que esse valor foi calculado com rigor pela empresa.

Já este ano, em 14 de abril, num almoço-debate promovido pelo International Club of Portugal, em Lisboa, o ministro das Infraestruturas disse que, a manter-se a tendência de aumento de receitas dos primeiros dois meses do ano, a CP não vai precisar de qualquer compensação pelo passe.

O Passe Ferroviário Verde veio substituir o ferroviário nacional e permite viagens em comboios regionais, interregionais (2.ª classe), urbanos de Lisboa e Porto (fora das áreas cobertas pelos passes intermodais metropolitanos), urbanos de Coimbra e intercidades (2.ª classe, com reserva de lugar obrigatória e antecipada).

Últimas do País

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.
A proibição de captura de tamboril por esgotamento da quota nacional ficou sem efeito face à perspetiva de concretizar uma troca de quotas com Espanha, anunciou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um jovem na pena única de 10 anos de prisão por crimes sexuais contra a irmã menor.
Oito pessoas ficaram esta terça-feira feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência localizado em Almoster, no concelho de Santarém, informou fonte da Proteção Civil.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).
O Passe Ferroviário Verde representou mais de 13 milhões de euros de receita para a CP no primeiro ano em vigor, 120.000 novos clientes de passe e cerca de 650.000 títulos vendidos, avançou hoje o Governo.
A PSP anunciou hoje que desmantelou na Grande Lisboa uma organização criminosa “altamente sofisticada e perigosa" numa operação em que apreendeu a maior quantidade de droga de sempre e em que a investigação cumpriu “todos os protocolos” com a PJ.
Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.
As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.