UNICEF condena recentes raptos de centenas de crianças e professores na Nigéria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente os recentes raptos de centenas de crianças e professores em unidades educativas na Nigéria, reiterando que "as crianças nunca devem ser alvo de violência".

© D.R.

“As crianças nunca devem ser alvo de violência, e as escolas devem ser locais seguros onde as raparigas e os rapazes possam aprender sem medo”, afirmou o Diretor Regional da UNICEF para a África Ocidental e Central, Gilles Fagninou, que sublinhou que “o rapto de alunos e dos seus professores é uma violação brutal e grave dos direitos das crianças e um ataque chocante à sua segurança e educação”.

Um alerta que surge após o recente rapto de centenas de crianças e professores numa escola no estado do Níger, no oeste do país, dias depois do rapto de outras 25 raparigas num ataque separado a um centro educativo em Kebbi (noroeste).

“Apelamos a todos os intervenientes para que garantam a libertação imediata e segura de todas as crianças e educadores raptados”, afirmou Fagninou, acrescentando: “As crianças na Nigéria precisam de proteção. As comunidades precisam de poder enviar os seus filhos e filhas para a escola com a certeza de que regressarão a casa sãos e salvos”.

o Diretor Regional da UNICEF recordou que a Nigéria endossou a Declaração de Escolas Seguras em 2015, que estabelece medidas concretas para salvaguardar o caráter civil das escolas e universidades e garantir o acesso seguro dos alunos à educação durante os conflitos, além de instar todas as partes a continuarem os esforços para implementar integralmente o documento.

A organização destacou o seu trabalho com as autoridades, a sociedade civil e as comunidades para reforçar os sistemas de proteção da criança e promover ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos em todo o país, o que descreve como “essencial” para prevenir futuras violações e proteger melhor as crianças.

O ataque levado a cabo no dia 21 de novembro contra a Escola Católica St. Mary’s em Papiri, estado do Níger, resultou no rapto de aproximadamente 300 alunos e doze professores.

O bispo da Diocese de Kontagora, Balus Dauwa Yohanna, afirmou no domingo que cerca de 50 pessoas conseguiram escapar entre sexta-feira e sábado, o que foi confirmado pelo Presidente nigeriano, Bola Tinubu.

As comunidades cristãs têm sido alvo de inúmeros ataques na Nigéria, mas os especialistas salientam que a maioria das vítimas de grupos armados no país é muçulmana, dado que muitos ataques ocorrem no nordeste, uma região maioritariamente muçulmana, onde o Boko Haram e o seu grupo dissidente, o Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWA), operam.

Nos últimos anos houve um aumento da insegurança em outras áreas das regiões central e oeste do país, atribuída a gangues armados e redes criminosas que recorrem ao sequestro como forma de financiar as suas operações, o que gerou alarme e levou as autoridades a reforçarem as medidas de segurança.

Últimas do Mundo

O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.
Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.
O Governo português confirmou e lamentou hoje a morte da cidade portuguesa que foi desaparecida após o incêndio ocorrido numa Estância de Esqui em Crans-Mointana, na Suíça, na noite do fim de ano.
Milhares de residências no sudoeste de Berlim afetadas por um corte de quase 24 horas no fornecimento de energia elétrica recuperaram-no esta madrugada, enquanto as autoridades investigam uma possível sabotagem.