Um morto e sete feridos em “ataque terrorista” russo com drones em Kiev

Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Durante a madrugada, jornalistas da agência France-Presse (AFP) ouviram fortes explosões no centro de Kiev, e o presidente da câmara da cidade, Vitali Klitschko, atribuiu-as às forças armadas de Moscovo.

“A morte de uma pessoa foi confirmada” num bairro da cidade, indicou na plataforma de mensagens Telegram o chefe da administração militar de Kiev, Tymur Tkachenko, notando que se trata muito provavelmente de “um homem”.

Tkachenko fez um balanço provisório de “um morto e sete feridos, incluindo uma criança”.

A administração militar de Kiev lamentou que um “ataque terrorista cínico da Federação Russa» com drones tenha atingido nove locais diferentes em cinco bairros da capital ucraniana.

Uma tentativa “dos russos de aterrorizar pura e simplesmente a população civil”, escreveu Tkachenko no Telegram.

O presidente da câmara de Kiev já tinha comunicado que um adolescente de 13 anos se encontrava entre os feridos.

Vários edifícios residenciais, incluindo um de 25 andares e outro de 14 andares, casas individuais e automóveis também foram danificados em vários bairros da cidade, disseram Klitschko e Tkachenko.

Mykola Kalachnyk, governador da região de Kiev, escreveu no Telegram que duas mulheres ficaram feridas num “ataque inimigo com drones e mísseis”, no município de Brovary, perto da capital.

No campo diplomático, negociadores ucranianos são esperados nos Estados Unidos este fim de semana, provavelmente na Florida, onde o Presidente norte-americano, Donald Trump, tem residência, para discussões sobre o plano dos Estados Unidos para pôr fim à guerra, disse na sexta-feira à AFP, em Kiev, um responsável ligado ao processo.

Por outro lado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, não vai estar presente na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, na próxima semana, em Bruxelas, disse à AFP uma fonte ligada ao assunto, apesar das preocupações dos europeus com o plano dos EUA para pôr fim à guerra na Ucrânia, iniciada pela invasão russa em 24 de fevereiro de 2022.

Últimas do Mundo

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.
O aeroporto de Viena suspendeu hoje temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve das últimas horas.
A empresa de energia Endesa comunicou hoje que dados de milhões de clientes em Espanha foram alvo de “pirataria” informática.
Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.