Carris reforça transporte na passagem de ano em Lisboa, metro encerra às 01h00

A empresa municipal Carris vai reforçar as carreiras de autocarros na noite da passagem de ano em Lisboa, que se celebrará no Terreiro do Paço, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 01h00, revelou hoje a câmara.

©CARRIS

Numa conferência de imprensa sobre a festa de passagem do ano 2025-2026, que se realiza também na referida Praça do Comércio, o vereador da Segurança e Proteção Civil, Rodrigo Mello Gonçalves (IL), disse que “houve conversas” entre a câmara e o Metropolitano de Lisboa sobre o reforço do serviço de transporte, mas ficou convencido de que o metro funcionará até às 01h00 do dia 01 de janeiro (quinta-feira), com oferta reforçada na linha Azul, com dois comboios.

Na passagem anterior do ano (2024-2025), o Metropolitano de Lisboa funcionou até às 03h00 do dia 01 de janeiro, em duas das quatro linhas, Azul (Santa Apolónia – Reboleira) e Verde (Cais do Sodré – Telheiras).

Sobre o reforço do transporte por parte da Carris, Rodrigo Mello Gonçalves disse que as carreiras da rede da madrugada “estarão a funcionar em pleno durante a noite da passagem de ano, condicionadas pelas restrições de trânsito na zona da Baixa da cidade”.

Em causa estão as carreiras 201 Cais do Sodré – Linda-A-Velha, 202 Cais do Sodré – Bairro Padre Cruz, 203 Restelo – Xabregas, 206 Cais do Sodré – Odivelas, 207 Cais do Sodré – Fetais, 208 Cais do Sodré – Estação do Oriente e 210 Cais do Sodré – Prior Velho.

“Haverá ainda autocarros de reforço no Cais do Sodré, Rossio e estação de Santa Apolónia para poderem responder a picos de procura em qualquer dos locais”, adiantou.

Segundo a autarquia, a CP – Comboios de Portugal terá oferta reforçada nos comboios urbanos de Lisboa durante a noite de passagem de ano, designadamente Rossio – Sintra (01h20/01h40/02h00/02h20/02h40/03h00/04h00/05h00), Cais Sodré – Cascais (02h00/03h00/04h00) e Cascais – Cais Sodré (02h00).

Também a empresa Transtejo/Soflusa reforçará a oferta, com “um conjunto alargado de partidas extra em todas as ligações fluviais”.

No âmbito da mobilidade na cidade, a partir das 16h00 de quarta-feira haverá cortes de trânsito no Terreiro do Paço e na zona envolvente, como a Baixa Pombalina, Rossio, Cais do Sodré e Campo das Cebolas, devido à festa de passagem de ano.

Quanto à mobilidade suave, as trotinetes e bicicletas partilhadas “estarão desativadas” entre as 13h00 de quarta-feira, dia 31 de dezembro, e as 06h00 de quinta-feira, 01 de janeiro.

Além disso, pelas 17h00, será encerrada a estação de metro do Terreiro do Paço e, pelas 18h00, será encerrado o Terreiro do Paço a peões e viaturas para verificação de segurança do recinto da festa de passagem de ano.

A abertura do recinto ao público será às 19h30 e o evento será sorteado pelas 21h30, com as atuações do DJ Mojo e MC Márcio Jesus.

Às 22h30 haverá um concerto de Plutónio, às 23h55 um espetáculo piromusical com drones, às 00h00 o fogo de artifício sobre o rio Tejo, às 00h15 o concerto I Love Reggaeton e às 01h00 será o fim das comemorações, indicado o autarca responsável pela Segurança.

“A partir das 01h30 terão início as desmontagens, a limpeza urbana e a abertura faseada ao trânsito”, adiantou Rodrigo Mello Gonçalves, realçando o contributo do serviço de higiene urbana, que, em articulação com as juntas de freguesia, “assegurará a rápida correção da normalidade na cidade, durante e após o evento”.

O vereador apelou à população para que cumpra as orientações das autoridades de segurança e proteção civil, que utilizam os transportes públicos e que chegue antecipadamente ao Terreiro do Paço, “preferencialmente até às 21h00”.

A festa de passagem de ano da capital contará com um dispositivo de segurança “muito robusto”, com revistas nos seis pontos de entrada do recinto, revelou Iúri Rodrigues, da Polícia de Segurança Pública (PSP), alertando que é proibida a entrada de objectos contundentes ou perigosos, incluindo garrafas de champanhe.

Últimas do País

Em causa estará a alegada exclusão de formalismos legais na contratação pública de eventos durante o mandato anterior, com indícios de favorecimento reiterado das mesmas empresas.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de cinco anos de prisão um homem por ter abusado sexualmente de uma criança, de 13 anos, sua enteada.
Mais de 400 papagaios-do-mar encontrados mortos na costa portuguesa nos últimos dias foram contabilizados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA BirdLife), que suspeita que o fenómeno esteja relacionado com as tempestades das últimas semanas.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de dois anos e meio de prisão um homem de 57 anos por ter ateado um incêndio florestal em Albergaria-a-Velha, em julho de 2025.
Uma petição contra a “maioridade digital” proposta pelo PSD já ultrapassou as mil assinaturas e acusa o diploma de abrir caminho a um sistema de controlo e censura nas redes sociais. O debate sobre privacidade, proteção de menores e liberdade digital promete aquecer o Parlamento.
A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de chuva forte durante o fim do dia de hoje e sexta-feira nas zonas de Lisboa, do Oeste, e da península de Setúbal, com risco de cheias rápidas.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar hoje buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
O abastecimento de água está restabelecido em zonas de Godim e Régua, depois de um deslizamento de terras ter afetado um reservatário e ter levado à retirada de oito moradores de quatro casas, disseram hoje fontes oficiais.
Cerca de duas dezenas de pescadores e mariscadores concentraram-se hoje na margem sul da Lagoa de Óbidos, alertando para atrasos no pagamento de compensações pela suspensão da atividade e reivindicar dragagens de desassoreamento.