Linha SNS24 agendou cerca de 2.800 consultas diárias nos cuidados primários em 2025

A Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas, em 2025, e agendou mais de um milhão de consultas nos cuidados de saúde primários, o que corresponde a cerca de 2.800 consultas diárias, foi hoje divulgado.

© D.R.

Este serviço registou um aumento de cerca de 65% face a 2024, refere uma informação enviada à agência Lusa pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), ao explicar que os números resultaram, sobretudo, “do alargamento do projecto Ligue Antes, Salve Vidas, que já abrange 27 Unidades Locais de Saúde e 7,8 milhões de utilizadores”.

Este projeto prevê o encaminhamento dos usuários para consultas presenciais (no próprio dia ou no dia seguinte) nos cuidados de saúde primários. “Evitam-se assim idas desnecessárias às urgências e esperanças por consulta à porta do centro de saúde”, explicou a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, citada na nota enviada.

A Linha SNS 24 foi reforçada ao nível dos recursos humanos, contando atualmente com uma bolsa de mais de 3.700 profissionais, “um aumento significativo face aos cerca de 2.500 em 2024 e aos 1.600 existentes em outubro de 2023”.

Apesar do aumento do número de profissionais, subsistem picos no número de chamadas em determinados dias e horas, refere a SPMS, apontando os dias a seguir aos domingos e feriados, nomeadamente, às segundas-feiras da manhã, com maior pressão.

“É fundamental que todos saibam que o SNS funciona 24 horas por dia e, por isso, nenhum usuário fica por atender”, sublinhou Sandra Cavaca.

Durante o ano de 2025, foram lançados o novo Portal e a nova App SNS 24, que passou a disponibilizar mais de 20 serviços digitais, oferecendo alternativas aos cidadãos, sobretudo nos períodos de maior pressão, informação a SPMS.

Foi também criada a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio – 1411, que “veio reforçar a resposta do SNS na área da saúde mental e o apoio em situações de maior vulnerabilidade”.

“No âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2025/2026 deu-se início à triagem digital respiratória através da App SNS 24. Implementou-se, ainda, um assistente de inteligência artificial (IA) para avaliação de sintomas respiratórios e arrancou o mecanismo de ‘call-back’ (retorno de chamadas), para que nenhum utente fique sem resposta”, refere a SPMS.

Mais de 70 mil usuários já utilizaram o serviço Teleconsulta Linha SNS 24, lançado no final de 2024, sendo que destes cerca de 70% aceitaram a teleconsulta quando esta foi proposta e mais de 80% das situações resolvidas sem necessidade de outros cuidados, adianta o SPMS.

Desde o lançamento do serviço na App SNS 24, foram realizadas mais de 36 mil triagens digitais para sintomas respiratórios e de orofaringe. “É uma resposta rápida e eficiente, para usuários com idade igual ou superior a 18 anos, especialmente em períodos de nível elevado procurado. Cerca de 30% das triagens de sintomas infecções já são atendidas e resolvidas através da triagem digital e pelo assistente de IA para problemas resolvidos.”

A rede de Balcões SNS 24 conta com cerca de 430 balcões, que garantem apoio presencial à utilização de serviços digitais, garantindo que nenhum cidadão fique para trás.

“O ano que agora termina foi repleto de desafios. Mas o SNS 24 pôde adaptar-se, aumentando a sua carteira de serviços e reforçando a sua capacidade de atendimento, para prestar mais e melhores serviços e reforçar a segurança e o conforto dos utilizadores”, sublinhou Sandra Cavaca.

Últimas do País

A situação de calamidade decretada pelo Governo a 29 de janeiro nas zonas mais afetadas pela depressão Kristin, e duas vezes prolongadas após novas tempestades, termina hoje, bem como a isenção das interrupções.
A Proteção Civil registou hoje, até às 18h00, 377 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa que está a afetar o território de Portugal continental.
As urnas nas 20 freguesias e secções de voto onde a votação da segunda volta das eleições presidenciais foi adiada para hoje abrirem todos sem problemas, disse à agência Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Os prejuízos provocados pelo mau tempo nos dez municípios da Região de Leiria devem ultrapassar os mil milhões de euros, estimou esta sexta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, Jorge Vala.
A intervenção da Segurança Social no âmbito das tempestades, com a mobilização de mais de 200 técnicos do Instituto da Segurança Social (ISS), deu apoio a 1.537 pessoas desalojadas, foi hoje anunciado.
A campanha de solidariedade Reerguer Leiria para acudir aos lesados da depressão Kristin já permitiu ajudar 8.677 famílias com alimentos e artigos de higiene e disponibilizar gratuitamente 300 mil telhas, divulgou hoje a Câmara Municipal.
A E-REDES informou hoje que na zona mais crítica, às 08h00, cerca de 19.000 clientes estavam sem energia e que no total do território continental o número ascendia a 31.000 clientes.
O risco de inundações nas margens do Rio Mondego continua significativo, embora a situação dos caudais já não seja crítica, continuando a verificar-se risco para as populações em Montemor-o-Velho, alertou o comandante nacional de Proteção Civil.
A proibição de venda de bebidas alcoólicas para consumo no exterior dos estabelecimentos em Lisboa, a partir das 23:00 de domingo a quinta-feira, entra hoje em vigor, para combater ruído e salvaguardar direito ao descanso dos moradores da cidade.
Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.