Tempestade provoca danos graves no nordeste de Espanha

© D.R.

Uma tempestade “supercélula” ocorrida na quinta-feira provocou graves danos materiais em Espanha, sobretudo nas províncias de Aragão e Navarra, no nordeste do país, indicaram hoje fontes oficiais espanholas.

Segundo as primeiras estimativas do Centro de Coordenação Operacional (CECOP) espanhol, a tempestade descarregou 46 litros por metro quadrado numa hora em Alcañiz, com uma intensidade que chegou aos 26,6 litros em dez minutos, equivalentes a 166 litros por metro quadrado numa hora, e 54 no distrito de Valdespartera (Saragoça), 19,6 em dez minutos, equivalentes a 117 litros numa hora.

Os dados foram registados pelo observatórios da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), que levaram o Governo de Aragão a ativar o Plano Especial de Proteção Civil por risco de inundação (Procinar) de nível 1 para coordenar a operação.

A primeira frente de tempestade afetou Aragão, onde se registaram inundações de estradas e danos em algumas garagens e casas, e numerosas estradas secundárias tiveram de ser encerradas devido à presença de lama, poças de água e ramos de árvores.

Uma casa em Alcañiz também teve de ser evacuada devido às inundações e os seus ocupantes foram realojados num albergue, de acordo com fontes do Governo de Aragão.

A segunda frente, que já tinha provocado alguns estragos na Ribera Alta del Ebro, chegou à capital aragonesa às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) e causou graves danos materiais, os mais graves no Parque Venecia, onde uma dezena de pessoas teve de ser resgatada pelos bombeiros depois de terem ficado presas dentro de veículos.

A terceira circular ficou completamente inundada, formando um rio de água que arrastou carros mas não causou danos pessoais.

O mau tempo afetou também as autoestradas próximas de Saragoça, onde também foram atingidas escolas e hospitais, bem como o comboio de alta velocidade que se dirigia para Barcelona, que foi imobilizado em La Cartuja, devido à inundação da via, e teve de regressar à estação de Delicias, onde os passageiros foram desembarcados enquanto aguardavam a possibilidade de retomar a viagem.

As fortes tempestades atingiram também Navarra e obrigaram os bombeiros e a polícia a intervir, principalmente para ajudar na drenagem e na limpeza das estradas, sem que tenham sido registados feridos.

Segundo fontes do governo regional, houve cerca de 20 intervenções em Pamplona, concentradas principalmente entre as 21:30 e as 22:00 horas locais, de acordo com as chamadas recebidas durante este período.

Últimas do Mundo

Um menino de dois anos foi esfaqueado mortalmente pelo irmão de seis anos na sua casa, em Joliet, no Estado de Illinois, a sudoeste de Chicago, anunciou hoje a polícia.
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, cujo país preside ao G7 este ano, assegurou hoje ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a centralidade do apoio à Ucrânia no grupo das sete democracias mais poderosas.
A polícia da Indonésia anunciou a detenção de sete pessoas suspeitas de planearem um ataque ao papa durante a visita de Francisco ao país, que terminou na sexta-feira.
O pai do adolescente acusado de abrir fogo numa escola secundária no estado norte-americano da Geórgia (sudeste), e de matar quatro pessoas, foi acusado de permitir que o filho possuísse uma arma, disseram as autoridades.
Quase 1,6 milhões de venezuelanos receberam assistência da ONU, entre janeiro e julho de 2024, através de diferentes organizações locais e internacionais, segundo um relatório divulgado hoje pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).
O Uruguai decidiu na segunda-feira juntar-se a seis países que pediram ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para investigar a alegada responsabilidade do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em crimes contra a humanidade.
O Governo da Nova Zelândia anunciou hoje um aumento de 285% na taxa de entrada de turistas a partir de outubro, um imposto destinado a ajudar a manter os serviços públicos e a preservar o património.
Mais de 25.500 pessoas chegaram às ilhas Canárias desde o início do ano de forma irregular, em embarcações precárias conhecidas como 'pateras', um aumento de 123% em relação a 2023, revelou hoje o Governo de Espanha.
O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, manifestou-se hoje “horrorizado” com a morte dos seis reféns que estavam em cativeiro na Faixa de Gaza desde outubro de 2023 e pediu um cessar-fogo.
Três polícias israelitas, incluindo uma mulher, foram hoje mortos num “ataque armado” no sul da Cisjordânia ocupada, anunciou o comandante da polícia israelita neste território palestiniano onde o exército israelita conduz uma vasta operação “antiterrorista”.