Tempestade provoca danos graves no nordeste de Espanha

© D.R.

Uma tempestade “supercélula” ocorrida na quinta-feira provocou graves danos materiais em Espanha, sobretudo nas províncias de Aragão e Navarra, no nordeste do país, indicaram hoje fontes oficiais espanholas.

Segundo as primeiras estimativas do Centro de Coordenação Operacional (CECOP) espanhol, a tempestade descarregou 46 litros por metro quadrado numa hora em Alcañiz, com uma intensidade que chegou aos 26,6 litros em dez minutos, equivalentes a 166 litros por metro quadrado numa hora, e 54 no distrito de Valdespartera (Saragoça), 19,6 em dez minutos, equivalentes a 117 litros numa hora.

Os dados foram registados pelo observatórios da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), que levaram o Governo de Aragão a ativar o Plano Especial de Proteção Civil por risco de inundação (Procinar) de nível 1 para coordenar a operação.

A primeira frente de tempestade afetou Aragão, onde se registaram inundações de estradas e danos em algumas garagens e casas, e numerosas estradas secundárias tiveram de ser encerradas devido à presença de lama, poças de água e ramos de árvores.

Uma casa em Alcañiz também teve de ser evacuada devido às inundações e os seus ocupantes foram realojados num albergue, de acordo com fontes do Governo de Aragão.

A segunda frente, que já tinha provocado alguns estragos na Ribera Alta del Ebro, chegou à capital aragonesa às 18:00 locais (17:00 em Lisboa) e causou graves danos materiais, os mais graves no Parque Venecia, onde uma dezena de pessoas teve de ser resgatada pelos bombeiros depois de terem ficado presas dentro de veículos.

A terceira circular ficou completamente inundada, formando um rio de água que arrastou carros mas não causou danos pessoais.

O mau tempo afetou também as autoestradas próximas de Saragoça, onde também foram atingidas escolas e hospitais, bem como o comboio de alta velocidade que se dirigia para Barcelona, que foi imobilizado em La Cartuja, devido à inundação da via, e teve de regressar à estação de Delicias, onde os passageiros foram desembarcados enquanto aguardavam a possibilidade de retomar a viagem.

As fortes tempestades atingiram também Navarra e obrigaram os bombeiros e a polícia a intervir, principalmente para ajudar na drenagem e na limpeza das estradas, sem que tenham sido registados feridos.

Segundo fontes do governo regional, houve cerca de 20 intervenções em Pamplona, concentradas principalmente entre as 21:30 e as 22:00 horas locais, de acordo com as chamadas recebidas durante este período.

Últimas do Mundo

Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.