Incêndios na Argélia matam pelo menos 15 pessoas

© D.R.

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas na sequência dos incêndios que desde domingo à noite estão a afetar 16 cidades no nordeste da Argélia, informou hoje o Ministério do Interior argelino.

Cerca de 97 incêndios estão a lavrar na região, principalmente na cidade costeira de Yiyel e na zona de Cabília, assim como em outras cidades vizinhas, afetando florestas e plantações agrícolas, além de atingir áreas povoadas “devido aos fortes ventos que sopraram na região”, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, foram retiradas cerca de 1.500 pessoas em Fenaya e Zbarbar e os serviços de emergência devem aumentar a sua intervenção ao longo do dia de hoje, uma vez que estão previstas temperaturas acima dos 40 graus.

De acordo com o Ministério do Interior argelino, as operações de combate aos incêndios estão a acontecer em seis cidades – Bumerdes, Buira, Tizi Uzu e Bejaia na Cabília, bem como em Yiyel e Skikda – com cerca de 7.500 operacionais no terreno e com o apoio de 350 veículos e meios aéreos, que estão a conseguir controlar grande parte dos fogos.

“Estão a operar 12 meios aéreos de combate a incêndios nestas seis cidades, incluindo helicópteros de combate a incêndios da Força Aérea do Exército, assim como uma aeronave de combate a incêndios de grande capacidade”, referiu a mesma fonte.

A Argélia, com mais de quatro milhões de hectares de florestas, concentradas no norte do país, registou nas últimas semanas uma vaga de calor sem precedentes, com temperaturas que chegaram a atingir os 50 graus à sombra na capital, Argel, e em várias províncias costeiras.

Uma nova onda de calor vai afetar todo o país, com temperaturas previstas de 48 graus à sombra e que vai prolongar-se até à próxima segunda-feira, segundo um alerta emitido pelos serviços meteorológicos locais.

Durante o período de verão, os incêndios são muito frequentes na zona norte do país. Só em agosto do ano passado, os fogos causaram pelo menos 38 mortos e 160 feridos em 21 províncias do país, atribuídos às condições meteorológicas extremas.

Já no verão de 2021, dezenas de milhares de hectares de florestas nos arredores de 26 das 58 cidades argelinas foram destruídos por grandes incêndios que provocaram a morte de 90 pessoas, 33 destas militares, que participavam nas operações de combate aos fogos e de resgate de pessoas.

Últimas do Mundo

O emblemático Arco do Triunfo, em Paris, símbolo das vitórias do exército francês, realizou hoje uma emotiva e inédita cerimónia em homenagem aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) da 1.ª Guerra Mundial, reunindo diferentes gerações.
Os ataques israelitas a Gaza nas últimas 48 horas fizeram mais de 90 mortos, adiantou o Ministério da Saúde do enclave palestiniano, com Israel a intensificar a investida para pressionar o Hamas a libertar os reféns e desarmar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15:00 (hora de Lisboa) de hoje até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.
Os aviões Boeing 737 Max recusados por companhias aéreas chinesas já começaram a voar de regresso aos Estados Unidos, num momento em que se agrava a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump anunciou esta sexta-feira estar em curso uma revisão profunda do sistema da função pública, que lhe dará poder para contratar e despedir diretamente até 50.000 empregos reservados a funcionários federais de carreira.
A polícia antiterrorismo italiana anunciou hoje a detenção de um cidadão tunisino suspeito de ter ligações ao grupo Estado Islâmico (EI) e que, segundo as autoridades, planeava um atentado em Itália.
Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas num tiroteio na Universidade da Florida e o atirador, já detido, é um estudante da universidade, segundo o chefe da polícia da universidade, Jason Trumbower.
A polícia turca deteve 525 suspeitos de tráfico de droga durante a madrugada de hoje em Ancara, no que o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse ser a "maior operação de narcóticos" realizada na Turquia.
Um adolescente sueco foi acusado na Austrália de utilizar aplicações (app) de comunicação encriptadas para facilitar assassinatos por encomenda na Suécia e na Dinamarca, anunciaram hoje as polícias dos três países.
O Tribunal Supremo do Reino Unido decidiu hoje que a definição de mulher na legislação britânica sobre a igualdade de género deve ser baseada no sexo biológico, excluindo mulheres transgénero.