França expulsa dois diplomatas do Azerbaijão como medida de reciprocidade

A França decidiu expulsar dois diplomatas azeris como medida de reciprocidade após a decisão de Baku, na terça-feira, de declarar dois diplomatas franceses ‘persona non grata’.

© D.R.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês “refuta categoricamente as alegações apresentadas pelo Azerbaijão para justificar a sua decisão” relativamente aos diplomatas franceses, alegando que estes foram acusados sem provas de terem realizado atividades “incompatíveis com o seu estatuto”.

O embaixador do Azerbaijão em França foi convocado hoje ao Ministério “para ser informado destes elementos”, disse a diplomacia francesa.

Na terça-feira, Baku expressou, em comunicado, “um protesto firme contra as ações de dois funcionários da Embaixada francesa incompatíveis com o seu estatuto diplomático”, dando-lhes 48 horas para deixarem o país.

Nos últimos meses, o Azerbaijão acusou a França de desestabilizar o Cáucaso, ao fornecer ajuda à Arménia, rival de Baku, da qual é um apoiante histórico.

Em novembro, o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, acusou Paris de encorajar “novas guerras” ao armar Erevan.

A Arménia e o Azerbaijão mantêm relações conflituosas, nomeadamente por causa de Nagorno-Karabakh, um território separatista que Baku reconquistou em setembro.

Os dois países vizinhos tiveram dois conflitos pelo controlo deste enclave, um entre 1988 e 1994 e outro no outono de 2020.

Baku e Erevan anunciaram recentemente o seu desejo de normalizar as suas relações e garantir que um acordo de paz poderá ser assinado em breve, mas as conversações estão a ter poucos progressos.

A França – que acolhe uma numerosa comunidade arménia – tem estado envolvida na mediação entre estas duas antigas repúblicas soviéticas nos últimos meses e também demonstrou o seu apoio inabalável à Arménia.

Últimas do Mundo

Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.