À mulher de César….

No início do deste ano de 2024, o organismo europeu de combate à corrupção criticou o atraso numa implementação de uma estratégia de transparência e apelou a um maior escrutínio aos governantes.

Foram 28 as recomendações que o mecanismo europeu de combate à corrupção fez a Portugal, para tornar o nosso país mais impermeável a influências externas.
Entre as recomendações contam-se a aceleração à entrada em funcionamento de instituições de combate à corrupção e a promoção da transparência interna. Há também recomendações para melhorar o funcionamento das autoridades nacionais.
Alguns estudos apontam para que em Portugal se perca por ano, para o fenómeno da corrupção, perto de 20 milhões de euros.
Uma das principais bandeiras do Partido CHEGA, desde a sua formação, é sem dúvida de facto a luta contra este fenómeno, infelizmente cada vez mais a proliferar no nosso país, o que nos empobrece e que descredibiliza as instituições.
Prova disso, foi a recente queda do XXIII governo, liderado pelo socialista, António Costa, devido a suspeitas de corrupção, envolvendo ministros e até o chefe de gabinete do primeiro-ministro que tinha no seu gabinete, dinheiro vivo escondido em caixas de vinho e em livros.

Todos os anos, nas propostas solicitadas pelo executivo da C.M. de Gondomar no âmbito do direito de oposição, a nossa primeira proposta é sempre a criação de um gabinete municipal de prevenção à corrupção.
Como Deputado Municipal no Concelho de Gondomar, nunca me cansarei de lutar para que o poder político seja o primeiro a dar o exemplo, de integridade, seriedade e honestidade.

Foi desta forma que fomos surpreendidos, pela notícia no Porto canal no dia 16 de dezembro, em que a Câmara de Gondomar aprovou por ajuste direto , dilatar por 12 meses o contrato de recolha de resíduos urbanos com a Rede Ambiente, pelo preço máximo de 6,1 milhões de euros.
Este nunca será de facto o melhor caminho para a transparência e para a confiança.

À mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta

Artigos do mesmo autor

Fazendo uma viagem na cápsula do tempo viajo até 2004 e vem-me à memória a famosa metáfora de Pedro Santana Lopes em que comparou o seu governo a um bebé que está numa incubadora e a quem os irmãos mais velhos dão “uns estalos e uns pontapés”. Regressando novamente a 2024, e tendo em conta […]

Estamos em abril de 2024, já passaram mais de duas décadas do virar de século, mas existem matérias em Portugal que fazem parecer que ainda nos encontramos nos confins do século passado. É o caso do ensino. Entramos no terceiro período, e ainda existem estudantes que não tiveram aulas em algumas disciplinas desde o início […]

O crescimento espantoso do Partido CHEGA, continua a ser muito mal digerido por muitos comentadores e jornalistas da nossa praça, e como tal procuram de todas as formas e feitios descredibilizar e até enlamear o excelente resultado alcançado nas últimas eleições legislativas realizadas a 10 de março. E é com alguma preocupação que vejo o […]

Em dezembro de ano passado, depois de sermos bafejados pela sorte no sorteio de uma viagem, eu e a minha esposa visitámos pela primeira vez a cidade do amor, a famosa e iluminada cidade de Paris. Decorria o campeonato do mundo no Catar, e no dia 10 de dezembro, jogava-se os quartos de final da […]

Em novembro de 2004, sem apelo nem agravo, o Presidente Jorge Sampaio em pouco mais de 4 meses, decidiu acabar com um governo de maioria absoluta e convocar eleições legislativas antecipadas. O governo era liderado por Pedro Santana Lopes coligado com o CDS de Paulo Portas. Foram algumas as polémicas na governação de Santana Lopes, […]