Papa lamenta roubo “cruel” da infância por causa de guerras, drogas ou migrações

O papa Francisco lamentou hoje que muitas crianças sejam "cruelmente roubadas da sua infância", vítimas da guerra, da pobreza ou da droga, na sua mensagem para o primeiro Dia Mundial da Criança.

© D.R.

 

O líder da igreja católica dirigiu-se diretamente às crianças do mundo numa mensagem para o evento, que se realizará pela primeira vez em Roma, a 25 e 26 de maio, ao estilo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Não vos esqueçais de quantos de vós, mesmo sendo tão pequenos, já estão a lutar contra a doença e as dificuldades, no hospital ou em casa, os que são vítimas da guerra e da violência, os que passam fome e sede, os que vivem na rua, os que são obrigados a ser soldados ou a fugir como refugiados, separados dos pais, os que não podem ir à escola, os que são vítimas de bandos criminosos, da droga ou de outras formas de escravatura e abuso”, disse Francisco.

O Papa dedicou a mensagem a “todas as crianças cuja infância ainda hoje lhes é cruelmente roubada”.

E deixou uma recomendação: “Escutemo-las nós, porque com o seu sofrimento, com os olhos purificados pelas lágrimas e com o desejo constante de bem que vem do coração de quem viu verdadeiramente como o mal é terrível, elas falam-nos da realidade”.

O Papa salientou também que não é possível “ser feliz sozinho”, disse, “porque a felicidade cresce na medida em que é partilhada”.

Últimas do Mundo

A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).
As autoridades ucranianas detiveram vários membros de uma rede de pirataria informática que extorquia dinheiro a empresas da Europa e da América do Norte desde 2018, anunciou hoje o Ministério Público em Kyiv.
Um funcionário de um jardim zoológico em Banguecoque foi morto na quarta-feira por vários leões em frente a dezenas de visitantes, disseram hoje as autoridades tailandesas.
O índice de preços ao consumidor (IPC) na Argentina situou-se em agosto em 33,6% interanual, o valor mais baixo em sete anos, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para a rápida propagação nos hospitais do fungo resistente a medicamentos Candidozyma auris e pediu que sejam tomadas medidas para travar a sua disseminação.
O governo mexicano propôs aumentar as tarifas sobre os automóveis chineses para 50%, de acordo com um projeto de lei apresentado ao parlamento mexicano e divulgado hoje.
A esperança de vida à nascença na União Europeia (UE) aumentou, em 2024, 0,3 anos para 81,7 anos, face ao ano anterior, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Eurostat.
Donald Trump acusou os discursos da "esquerda radical" de terem contribuído para o assassinato a tiro, na quarta-feira, de um dos seus fiéis aliados políticos, o influenciador Charlie Kirk, que qualificou de "mártir da verdade e da liberdade".
O ativista conservador Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump, morreu hoje após ser baleado num evento universitário, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.