Procuradoria-Geral alemã investiga escutas russas sobre mísseis Taurus

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

© D.R

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

O procurador-geral federal, Jens Rommel, dirige a sua investigação contra desconhecidos, embora se parta do facto de que foram os serviços secretos russos que gravaram a reunião, noticiou hoje a revista semanal Der Spiegel.

Existe a “suspeita de uma atividade de serviços secretos”, sustenta a Procuradoria.

No início de março, os canais de propaganda russos divulgaram na Internet uma gravação de 38 minutos de uma reunião confidencial entre altos responsáveis militares da Força Aérea alemã.

Na reunião, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Ingo Gerhartz, abordou a possibilidade de fornecer mísseis Taurus à Ucrânia com outro general e dois especialistas.

Analisaram se a Força Aérea alemã poderia apoiar tecnicamente o fornecimento desse sistema de alta tecnologia e, em caso afirmativo, de que forma.

Também falaram da possível destruição da ponte de Kerch, que une a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, à Rússia continental.

As Forças Armadas da Alemanha creem que a conversa foi intercetada pelos serviços secretos russos devido a um erro técnico de um dos participantes.

A 19 de fevereiro, o general de brigada Frank Gräfe ligou-se à reunião virtual através de uma linha não encriptada com o seu telefone de trabalho, a partir de um hotel em Singapura.

Dado que nessa altura decorria em Singapura uma conferência militar internacional, os investigadores do Serviço de Contrainformações Militares da Alemanha suspeitam de que os serviços secretos russos estavam deliberadamente a tentar intercetar as comunicações dos altos comandos militares de todo o mundo ali presentes.

Uma das hipóteses aventadas por Berlim é ter sido instalado perto do seu hotel um dispositivo para intercetar as suas comunicações e as de outros generais.

Segundo o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, houve também um segundo participante na reunião que se ligou através de uma linha não-segura.

O envolvimento da Procuradoria-Geral Federal significa que a Alemanha poderá pedir a Singapura ajuda para investigar as escutas.

Últimas do Mundo

Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.