Comissão Europeia analisa investigação chinesa a importação de carne de porco da UE

A Comissão Europeia (CE) afirmou hoje que tomou notas da investigação ‘antidumping’ da China a certas importações de carne de porco e produtos à base de carne suína, garantindo que irá intervir quando necessário.

“A Comissão está agora a analisar o pedido e vamos seguir o procedimento de muito perto, em coordenação com a indústria da UE e os nossos Estados-membros”, afirmou o porta-voz da UE para o comércio, Olof Gill, numa conferência de imprensa ordinária.

Segundo o responsável, a CE irá intervir “sempre que necessário para garantir que a investigação respeita plenamente todas as regras” da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Ministério do Comércio chinês anunciou hoje uma investigação ‘antidumping’ a certas importações de carne de porco e produtos à base de carne de porco provenientes da União Europeia.

Trata-se de uma resposta antecipada às tarifas impostas por Bruxelas aos veículos elétricos chineses e que pode afetar em particular a Espanha, o maior exportador do bloco europeu de carne de porco para a República Popular da China.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, o executivo comunitário indicou que, provisoriamente, as importações de veículos elétricos da BYD passarão a ser taxadas em 17,4%, da Geely em 20% e da SAIC em 38,1%, sendo estas as marcas incluídas na amostra investigada.

Com base nas conclusões de um inquérito, a Comissão estabeleceu, a título provisório, ser “do interesse da UE remediar os efeitos das práticas comerciais desleais detetadas, mediante a instituição de direitos de compensação provisórios sobre as importações de veículos elétricos provenientes da China”.

Para Bruxelas, a cadeia de valor dos veículos elétricos da China beneficia de subvenções injustas, o que está a causar uma ameaça de prejuízo económico aos construtores da UE.

Alguns analistas consultados pela agência EFE já tinham indicado que Pequim pretendia concentrar a retaliação contra as tarifas nos países que defendem a medida.

De acordo com o portal Comercio, citado pela EFE, a petição para investigar as importações europeias de carne de porco para a República Popular da China foi apresentada a 06 de junho pela China Livestock Association.

O processo vai incidir sobre os produtos importados em 2023 e nos danos que estas compras causaram entre 2020 e 2023.

Da mesma forma, vai analisar produtos como carne de porco bem como gordura e derivados de porco, refere o comunicado da República Popular da China, referindo que a investigação vai começar hoje devendo prolongar-se durante um ano, com opção de prorrogação por mais seis meses “em circunstâncias especiais”.

Olof Gill sublinhou que “nem todas as subvenções são iguais” e que “qualquer subvenção concedida no âmbito da Política Agrícola Comum ou, de facto, em qualquer outro domínio da União Europeia está estritamente em conformidade” com as obrigações perante a OMC.

‘Dumping’ corresponde à prática desleal mais comum nas relações de comércio internacional, consistindo na exportação para países terceiros de um determinado produto a um preço inferior ao praticado no mercado doméstico e, muitas vezes, inferior ao preço de custo do próprio produto, com o intuito de conquistar quota de mercado no país de destino.

Últimas do Mundo

A ilha italiana da Sicília vai acolher o primeiro centro de formação para pilotos de caças F-35 fora dos Estados Unidos, anunciou hoje o ministro da Defesa de Itália, Guido Crosetto.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.
A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.