Média de espera nos hospitais para doentes urgentes em Lisboa chega a 12 horas

Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa às 09h50 de hoje variavam entre as 12 horas no Hospital Beatriz Ângelo e os 23 minutos no Hospital São Francisco Xavier, segundo dados oficiais.

©facebook.com/HospitalBeatrizAngelo

Os dados das Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, publicados no Portal do SNS, referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.

Às 09h50, 12 doentes triados com pulseira amarela (urgente) esperavam um tempo médio de 12 horas e 10 minutos para ser examinados no Hospital Beatriz Ângelo, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) Loures-Odivelas.

Na ULS Amadora-Sintra, o tempo de espera para doentes triados como urgentes era de nove horas e oito minutos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos, estando oito doentes a aguardar para serem observados pelo médico.

No caso dos doentes triados como “muito urgente” o tempo de espera nesta ULS era de três horas e 56 minutos (o tempo recomendado é 10 minutos), estando um doente triado com pulseira laranja.

No serviço de urgência geral da ULS Almada-Seixal, que integra o Hospital Garcia de Orta, o tempo de espera era de uma hora e 57 minutos para nove doentes triados com pulseira amarela.

No serviço de urgência geral da ULS Santa Maria, em Lisboa, quatro pessoas aguardavam com pulseira amarela, com um tempo de espera médio de uma hora e 21 minutos.

No Hospital de Vila Franca de Xira, o tempo médio de espera era de uma hora e 17 minutos, com uma pessoa com pulseira amarela no serviço de urgência central, e no Hospital de Cascais era de duas horas e um minuto, com quatro doentes em espera.

A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.