Cerimónias fúnebres de vários dias do ex-presidente Jimmy Carter começaram hoje

As cerimónias e homenagens, que vão durar vários dias, ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (1977-1981), que morreu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos de idade, tiveram início hoje na Geórgia, o estado onde nasceu, no sudeste dos Estados Unidos.

© D.R.

O cortejo fúnebre, com o caixão dos restos mortais de Carter coberto com a bandeira dos Estados Unidos, começou no Centro Médico Phoebe Sumter, onde ex-agentes do Serviço Secreto que protegeram o falecido Presidente caminhavam ao lado do carro funerário quando este saiu do campus do centro médico.

A família Carter, incluindo os quatro filhos do ex-presidente e muitos netos e bisnetos, acompanha o seu patriarca numa procissão através da sua cidade natal, Plains, e passando por sua casa de infância.

Famílias inteiras alinharam-se na rota da procissão no centro de Plains, perto do local que foi sede da campanha presidencial Carter. Alguns carregavam ramos de flores ou usavam alfinetes com a foto de Carter.

“Queremos prestar a nossa homenagem e respeito”, disse Will Porter Shelbrock, de 12 anos, que nasceu mais de três décadas depois que Carter deixar a Casa Branca, em 1981.

Foi ideia de Shelbrock fazer a viagem para Plains desde Gainesville, na Flórida, com a sua avó, Susan Cone, de 66 anos, para acompanhar o início das cerimónias de homenagem a Carter, de quem disse estar “à frente do seu tempo no que pensou e realizou.”

Depois de passar por Plains, o cortejo fúnebre do Prémio Nobel da Paz de 2002, seguirá, ainda hoje, para Atlanta com paragens no Capitólio da Georgia e no Carter Center (organização sem fins lucrativos que fundou em 1982) onde será realizado um serviço religioso e instalada uma capela mortuária.

Os restos mortais do 39.° Presidente dos Estados Unidos ficarão em câmara ardente durante mais de 60 horas até à manhã de 07 de janeiro, altura em que serão transportados de avião para Washington.

As cerimónias culminam num funeral de Estado a 09 de janeiro em Washington, com a presença do Presidente norte-americano cessante, Joe Biden, do Presidente eleito, Donald Trump, e de outros altos dignitários, incluindo o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Jimmy Carter será posteriormente enterrado no estado sulista da Georgia.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.