Produtores de leite pedem aumento do preço e apoios ao investimento

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep) pediu hoje à indústria e à distribuição para "acompanharem a tendência europeia, aumentando o valor de aquisição" ao produtor, bem como apoios ao investimento ao abrigo do PEPAC.

© D.R.

Em comunicado hoje divulgado, a Aprolep assinalou que os produtores de leite em Portugal receberam, em dezembro, um preço médio de 45,8 cêntimos por quilograma de leite, “cerca de nove cêntimos abaixo da média comunitária”.

“A Aprolep alerta que é importante indústria e distribuição acompanharem a tendência europeia, aumentando o valor de aquisição do leite ao produtor, para garantir a sobrevivência do setor e o abastecimento de leite produzido em Portugal”, regista a associação no documento.

Os produtores assinalam que, na maioria dos casos, o atual preço do leite “permite pagar as despesas correntes de produção, mas não é suficiente para efetuar investimentos” que possibilitem aumentar a competitividade e eficiência das vacarias, proteger o ambiente ou melhorar as condições dos animais e dos agricultores e trabalhadores.

“É cada vez mais difícil encontrar mão-de-obra qualificada e disponível, pelo que é necessário automatizar os sistemas de alimentação e ordenha”, assinalam.

Para dar resposta aos desafios no setor nos últimos anos – face ao preço baixo e custos elevados -, a Aprolep sugere que, “no âmbito do PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum], sejam disponibilizados apoios ao investimento, que neste momento estão apenas disponíveis para jovens agricultores”.

Últimas de Economia

As transferências de clientes com contas bancárias em Portugal para instituições financeiras localizadas em paraísos fiscais aumentaram em 2024 para cerca de 8.000 milhões de euros, segundo dados publicados no Portal das Finanças.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2024 um défice de cerca de 1.377 milhões de euros, representando uma deterioração de 741 milhões relativamente a 2023, anunciou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O reembolso do IRS totalizou 1.377,4 milhões de euros até maio, abaixo dos 2.020,6 milhões de euros reportados no mesmo período do ano passado, indicou a síntese de execução orçamental.
O Tribunal de Contas (TdC) anunciou hoje que concedeu o visto ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med.
O valor do Adicional ao IMI totalizou 154,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 5,68% face ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Tributária.
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,4% em junho, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Termina, esta segunda-feira o prazo para o pagamento do IMI por parte dos proprietários de imóveis numa prestação única caso o valor seja inferior a 100 euros ou da primeira prestação se o montante for superior.
A CP - Comboios de Portugal registou lucros pelo terceiro ano consecutivo, mas metade do valor atingido em 2023. Porém, o número de passageiros transportados cresceu 8,7%, segundo dados hoje divulgados.