Pelo menos quatro pessoas esfaqueadas em ataque na Noruega

Pelo menos quatro pessoas foram hoje esfaqueadas durante um ataque na cidade norueguesa de Trondheim, anunciaram as autoridades locais.

X de @LastTrueRoman

Os serviços de emergência confirmaram hoje a ocorrência de “um grave incidente violento” no bairro de Mollenberg, em Trondheim.

“Há várias pessoas feridas e o responsável foi detido”, indicou a polícia, citada pelo jornal norueguês Dagbladet.

Os feridos, entre os 20 e 40 anos, foram hospitalizados, estando um deles em estado grave.

Um porta-voz da polícia, Inger-Johanne Grovassbakk, avançou ao jornal VG que o suspeito do ataque é um homem, com cerca de 40 anos, que já foi acusado de um crime de ofensas graves.

O atacante também ficou ferido na sequência do ataque e, segundo a polícia, usou uma faca.

Silje Flack Bergby, uma advogada envolvida na investigação do caso, contou ao jornal norueguês Nidaros que a pessoa que ficou gravemente ferida já foi submetida a uma cirurgia, por volta das 15h50 (14h50 em Lisboa) e “não corre risco de vida”.

“Temos o controlo de todos os envolvidos. Atualmente há uma pessoa suspeita no caso. Iremos avaliar o papel dos restantes. O desenrolar dos acontecimentos é, de momento, pouco claro”, afirmou Silje Flack Bergby.

A polícia considera que ainda é cedo para triar conclusões.

“Chegámos rapidamente, juntamente com a ambulância e o pessoal médico. Ainda é cedo nesta fase da investigação, mas acreditamos que temos a situação sob controlo”, revelou a comandante da polícia de Trøndelag, Lars Nilsen.

Ida Emilie Løge, que vive perto da zona do ataque, contou que viu uma pessoa a ser socorrida por alguém que estava a passar por perto, mas a ambulância chegou pouco depois.

“Foi muito assustador ver a pessoa deitada, inconsciente. Já tinha havido confusão aqui antes”, acrescentou Ida Emilie Løge à NRK, rádio pública da Noruega.

A polícia continua no local a investigar o ataque.

Últimas do Mundo

Uma em cada três empresas alemãs prevê cortar postos de trabalho em 2026, segundo a sondagem de expetativas de outono apresentada hoje pelo Instituto da Economia, próximo do patronato germânico.
Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.