Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas num tiroteio na Universidade da Florida

Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas num tiroteio na Universidade da Florida e o atirador, já detido, é um estudante da universidade, segundo o chefe da polícia da universidade, Jason Trumbower.

© D.R.

Segundo a agência de notícias norte-americana The Associated Press, os dois mortos não são estudantes da universidade, mas as autoridades adiantam que o atirador é um estudante de 20 anos, filho de um delegado do departamento de Xerifes local.

De acordo com as autoridades, o atirador utilizou a arma de serviço do pai que foi encontrada no local do tiroteio.

Pelo menos cinco pessoas estão a ser tratadas no Tallahassee Memorial Hospital e o atirador também está a receber cuidados médicos.

 O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, a partir da Sala Oval, que tinha sido informado sobre o tiroteio, afirmando que é uma “pena” que tenha acontecido, mas que não vai defender qualquer nova legislação sobre armas.

“A arma não dispara, as pessoas é que disparam”, acrescentou Trump.

Em resposta aos jornalistas na Sala Oval, Trump disse que é um “grande defensor” da Segunda Emenda e do direito do porte de armas.

“Tenho a obrigação de proteger a Segunda Emenda”, acrescentou, sublinhando que é “horrível que coisas como esta aconteçam”.

 O sistema de alerta da universidade anunciou, cerca de três horas após o tiroteio, que as forças policiais tinham “neutralizado a ameaça”.

As autoridades pediram aos estudantes e professores que evitassem a associação de estudantes e outras áreas ainda consideradas como locais de crime.

Estudantes e pais esconderam-se numa pista de ‘bowling’ e num elevador de carga dentro da associação de estudantes depois de ouvirem tiros no exterior do edifício.

A Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, afirmou numa publicação nas redes sociais que o Departamento de Justiça está em contacto com os agentes do FBI que se encontram no local.

“A nossa prioridade é a segurança de todos os envolvidos”, escreveu Bondi no X.

 Também numa publicação nas redes sociais, o diretor do FBI, Kash Patel, disse que ele e a sua equipa tinham sido informados sobre o tiroteio e que os agentes de campo do FBI em Jacksonville estavam na escola.

“Daremos todo o apoio necessário às forças policiais locais”, afirmou Patel.

Os estudantes e os professores foram instruídos a procurar abrigo e a aguardar novas instruções.

A Universidade da Florida é uma das 12 universidades públicas da Florida, com o seu campus principal localizado em Tallahassee, onde ocorreu o tiroteio, a poucos minutos do edifício do Capitólio do Estado.

Cerca de 44.300 alunos estão matriculados na universidade, de acordo com a ficha informativa da escola para 2024.

Em 2014, a biblioteca principal da universidade foi palco de um tiroteio que feriu três pessoas, com os agentes a dispararem e a matarem o atirador, Myron May, de 31 anos.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.