Embaixada dos EUA alerta para ataque aéreo “significativo” nos próximos dias

A Embaixada dos Estados Unidos em Kiev alertou hoje que tem informações que apontam para um ataque aéreo "potencialmente significativo" na Ucrânia, "a qualquer momento nos próximos dias".

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“A Embaixada, como sempre, recomenda que os cidadãos americanos estejam preparados para se abrigar imediatamente caso seja anunciado um alerta aéreo”, refere comunicado divulgado pela representação diplomática.

A Ucrânia tem estado sob ataques aéreos constantes da Rússia, desde a invasão em grande escala por forças russas em fevereiro de 2022.

Nos ataques aéreos russos são usados ‘drones’, bombas e, no caso dos mais significativos, mísseis, incluindo balísticos.

O alerta surge numa altura em que os Estados Unidos, juntamente com alguns países europeus, tentam promover uma trégua de 30 dias no conflito na Ucrânia.

Últimas do Mundo

O grupo islamita Hamas publicou hoje um vídeo de propaganda que mostra dois reféns israelitas e vivos, poucas horas antes do início do protesto semanal das famílias dos reféns em Telavive a exigir a sua libertação.
A Ucrânia e os aliados europeus propuseram hoje à Rússia um cessar-fogo total e incondicional durante pelo menos 30 dias a partir de segunda-feira, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.
Leão XIV justificou hoje a escolha do nome, inspirado em Leão XIII, para defender a dignidade humana e os direitos sociais face à revolução digital e da inteligência artificial nos tempos atuais.
A Embaixada dos Estados Unidos em Kiev alertou hoje que tem informações que apontam para um ataque aéreo "potencialmente significativo" na Ucrânia, "a qualquer momento nos próximos dias".
O vice-primeiro-ministro do Paquistão, Ishaq Dar, declarou que a operação lançada hoje pelo exército paquistanês vai terminar "de alguma forma" e que o desfecho está nas mãos da Índia.
A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV realiza-se a 18 de maio, anunciou hoje o Vaticano, devendo a cerimónia contar com a presença de delegações e chefes de Estado de todo o mundo.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi hoje eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV.
Fumo negro saiu hoje da chaminé do Vaticano às 21:01 (20:01 em Lisboa) para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde as 15:30 (16:30), não chegaram a consenso sobre o próximo papa.
Quinze dos 133 cardeais que vão estar a partir de hoje reunidos em conclave, em Roma, para eleger o sucessor do Papa Francisco, já estiveram no Santuário de Fátima a presidir a grandes peregrinações.
O primeiro sinal de fumo do conclave papal deverá sair da Capela Sistina a partir das 19:00 de quarta-feira (18:00 hora de Portugal continental), anunciou hoje o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.