Brasil suspende vendas de frango para Argentina, China e UE devido a caso de gripe aviária

O Brasil, maior fornecedor mundial de frango, anunciou na sexta-feira a suspensão provisória das exportações do produto de todas as regiões do país para Argentina, China e União Europeia (UE) devido à gripe aviária.

© D.R.

O Ministério da Agricultura do Brasil confirmou a suspensão das vendas para a China e a UE, enquanto a agência sanitária da Argentina suspendeu provisoriamente as importações de produtos e subprodutos de aves de todos os estados brasileiros.

Outros países que já reconhecem o princípio da regionalização defendido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como o Japão, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e as Filipinas, apenas suspenderam as compras a explorações avícolas situadas num raio de 10 quilómetros do foco de gripe aviária, informou o ministério brasileiro da Agricultura em comunicado.

O caso de gripe aviária foi detetado numa exploração comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um estado no extremo sul do país, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.

“Reafirmando o compromisso de transparência e de responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados pelo Brasil, as restrições de exportação seguirão fielmente os acordos sanitários realizados com nossos parceiros comerciais”, lê-se no comunicado.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a China foi o maior destino das exportações brasileiras de frango no ano passado, com 562,2 mil toneladas, enquanto a União Europeia foi o sétimo maior, com 231,9 mil toneladas.

A China foi seguida pelos Emirados Árabes Unidos (455,1 mil toneladas), Japão (443,2 mil toneladas), Arábia Saudita (370,8 mil toneladas), África do Sul (325,4 mil toneladas) e Filipinas (234,8 mil toneladas), que apenas restringiu as importações da região afetada pela gripe aviária.

Nesse sentido, o Brasil ressaltou a importância de acordos que prevejam o princípio da regionalização, de forma a não afetar as vendas de áreas sem focos da doença e distantes das afetadas.

A nota também esclarece que não há proibição generalizada de exportação de frango do estado do Rio Grande do Sul.

Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária numa exploração comercial no país, o Governo brasileiro implementou um protocolo para evitar a propagação do vírus.

Entre outras medidas, o Governo abateu todas as aves da fazenda afetada e realizou inspeções em todas as fazendas num raio de dez quilómetros do foco, segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Últimas do Mundo

O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, disse hoje que o seu país não abandonará as negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear, mas não irá tolerar ameaças nem desistir dos seus direitos.
Um encontro entre os Presidentes russo e ucraniano será possível desde que Moscovo e Kiev tenham chegado previamente a "acordos", admitiu hoje o Kremlin, um dia depois das primeiras conversações de paz diretas entre as duas partes desde 2022.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que os seus ataques na Faixa de Gaza, intensificados nos últimos dois dias, visam "alcançar o controlo operacional" nalgumas zonas do enclave e enquadram-se nos "preparativos para expandir operações" militares.
O Brasil, maior fornecedor mundial de frango, anunciou na sexta-feira a suspensão provisória das exportações do produto de todas as regiões do país para Argentina, China e União Europeia (UE) devido à gripe aviária.
Um ataque russo a um miniautocarro que transportava civis no norte da Ucrânia matou nove pessoas e feriu quatro, anunciaram as autoridades regionais hoje, um após as conversações entre russos e ucranianos não terem conseguido produzir tréguas.
A Organização Mundial para as Migrações (OIM) manifestou-se hoje alarmada com os confrontos na Líbia, onde se registaram três dias de violentos combates entre forças leais ao Governo de Tripoli e poderosas milícias que o executivo tenta desmantelar.
O Papa Leão XIV exortou hoje os líderes mundiais a sentarem-se e a negociarem para “silenciar as armas” e ofereceu a mediação do Vaticano a todas as partes beligerantes.
A Procuradoria Europeia (EPPO) declarou hoje que as condenações em Portugal na operação Admiral, que investiga fraude ao IVA, representam apenas a primeira decisão judicial numa investigação transfronteiriça em curso.
A Rússia lançou 108 ‘drones’ contra o território ucraniano desde as 23:00 de domingo (21:00 de Lisboa), apesar da trégua de 30 dias que Kiev, Paris, Londres, Berlim e Varsóvia queriam que Moscovo declarasse a partir de hoje.
Os aliados europeus da Ucrânia exigiram hoje, numa reação de desconfiança à proposta de Moscovo para retomar as negociações com Kiev, que quaisquer conversações sejam precedidas por um cessar-fogo duradouro.