Enfermeiros alertam para falta de climatização no Hospital de Seia

A falta de climatização em vários serviços do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, levou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses a reivindicar a resolução do problema para evitar a "proliferação de infeções".

© D.R.

“É um problema que se verifica todos os anos, assim que as temperaturas aumentam, sendo que a falta de climatização potencia as infeções respiratórias e hospitalares em doentes internados”, disse Alfredo Gomes, coordenador da direção regional da Beira Alta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) à agência Lusa.

O alerta foi deixado durante uma conferência de imprensa realizada hoje de manhã junto ao hospital que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Lembrando que o edifício do Nossa Senhora da Assunção foi construído “há relativamente pouco tempo”, Alfredo Gomes estranha que a climatização não tenha sido contemplada na obra, nem a situação corrigida posteriormente.

“Há um ou dois serviços em que o problema está resolvido, mas o internamento e, nomeadamente, a unidade de cuidados paliativos, são os mais afetados até por causa das características destes serviços e dos doentes que lá estão”, referiu o dirigente sindical.

Para Alfredo Gomes, a falta de climatização contribui para o aumento das infeções inter-hospitalares, “um dos graves problemas dos hospitais em Portugal”.

“Se os doentes já estão debilitados e se não se corrigem outros fatores que podem agravar a sua situação, de certeza absoluta que já houve casos em que isso tenha contribuído para o agravamento do estado de saúde dos doentes”, acrescentou.

O sindicalista lamentou que o problema “persista e não se resolva, por mais planos de investimento que haja”.

“O Conselho de Administração da ULS tem que se preocupar com isto a tempo e horas, não só quando vem o calor”.

Alfredo Gomes adiantou que o SEP vai exigir que a ULS “acautele, no orçamento para 2026, as necessidades em termos de climatização nos edifícios onde este problema está mais agravado para que não se tenha que levantar novamente a questão no próximo ano”.

“É um investimento que não se faz de um dia para o outro, e já não se vai resolver neste Verão, mas tem que ser acautelado a tempo e horas”, reiterou o coordenador da direção regional da Beira Alta do SEP.

Também a falta de condições do Pavilhão 1, do Hospital Sousa Martins, na Guarda, está a preocupar o SEP.

“Aquele edifício, que é antigo, tem características exíguas, o que torna mais difícil tratar do isolamento climático. É urgente que se ponham os olhos nas condições do edifício e que se corrija a tempo e horas”, apelou Alfredo Gomes.

Criado em 1992, o Hospital de Nossa Senhora da Assunção, em Seia, é um hospital distrital de nível 1 que serve as populações dos concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, mas também de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

O novo edifício, construído de raiz e inaugurado em setembro de 2009, acolhe as valências médico-cirúrgicas, o Serviço de Urgência Básico e as unidades de Cuidados Continuados, Imagiologia, Medicina Física e de Reabilitação e Farmácia.

Últimas do País

Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.
A maioria dos investigadores do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge tem mais de 50 anos, colocando em risco a continuidade da investigação sobre doenças genéticas e cancros hereditários, alertou a responsável do departamento.
Com 94 homicídios desde janeiro — mais do que os 89 de 2024 —, Portugal enfrenta uma escalada de crimes violentos. Dois estrangeiros foram mortos na Grande Lisboa na última quarta-feira, e a PJ já deteve um dos suspeitos.
A GNR deteve, no concelho de Vila Viçosa, um homem, de 51 anos, que estava foragido à justiça desde 2020, após ter sido condenado por violência doméstica e abuso sexual de menor, em Braga, foi hoje revelado.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito do homicídio do turista americano em Cascais e de tentativa de homicídio de outro, com recurso a uma faca, na sequência de uma altercação na rua, adiantou esta polícia.
A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve uma mulher suspeita de dezenas de burlas através de investimentos em carteiras de cripto ativos, num valor de cerca de 1,8 milhões de euros.
A esmagadora maioria dos 133 professores alocados a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) no ano passado e que regressaram agora às escolas já foi substituída, mas ainda faltam representantes da Educação e 10 das 313 comissões.
Polícias manifestam-se esta quinta-feira em Lisboa para denunciar o “desinteresse do Governo” na resolução dos problemas, um protesto organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia e que conta com a participação de outros sindicatos e da associação dos oficiais da GNR.
Um total de 153 pessoas foram detidas na Operação Neptuno VII, coordenada pela Interpol e realizada em postos de controlo fronteiriços de 20 países, entre os quais Portugal, entre julho e setembro, anunciaram as autoridades.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a Lei dos Estrangeiros, indica uma informação divulgada hoje no 'site' da presidência.