Jubileu dos Jovens começa hoje em Roma com peregrinos de 147 países incluindo 11.500 portugueses

O Jubileu dos Jovens começa hoje em Roma, com a participação de jovens peregrinos de 146 países, incluindo 11.500 portugueses, numa representação que está “no ‘top 5’ das maiores delegações presentes.

© D.R.

Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, disse à agência Lusa que os números da participação portuguesa no Jubileu dos Jovens, que termina em 03 de agosto, refletem “a adesão ao apelo” do Papa Francisco em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023, bem como “o trabalho que foi realizado paróquia a paróquia, diocese a diocese, para a mobilização dos jovens, para eles serem peregrinos de esperança neste ano jubilar”.

Segundo o responsável, que acompanhará os jovens sob o lema “A esperança em cada passo”, trata-se da maior mobilização de jovens portugueses para eventos internacionais, “quer jubilares, quer da Jornada Mundial da Juventude”, e a delegação portuguesa estará “no top 5” das maiores presentes na capital italiana.

Dirigindo-se aos participantes na JMJ, no Parque Tejo, em Lisboa, Francisco “desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se novamente em 2025, em Roma, para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”.

Segundo o arcebispo Rino Fisichella, responsável da Santa Sé pelo Jubileu (Ano Santo celebrado a cada 25 anos), são esperados jovens peregrinos de 146 países, 68% da Europa.

Citado pelo ‘site’ Notícias do Vaticano, Fisichella destaca a participação de jovens que vêm de zonas de guerra como o Líbano, Iraque, Mianmar, Ucrânia, Israel, Síria e Sudão do Sul, referindo ainda a presença de 1.500 jovens da Coreia do Sul, onde decorrerá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2027.

De acordo com o bispo Graziano Borgonovo, subsecretário do Dicastério para a Evangelização e ligado à organização dos grandes eventos relativos ao Jubileu, citado pela agência de notícias católicas ACI Digital, são esperados “cerca de um milhão de peregrinos” jovens para a missa do Papa Leão XIV a 03 de agosto na Universidade Tor Vergata.

Um encontro na Basílica de São Paulo Extramuros, que contará com a presença de sete bispos portugueses, e o programa nas igrejas dos cardeais portugueses, que inclui momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica especialmente preparada para o Jubileu, fazem parte da agenda dos jovens que se deslocam de Portugal, indica um comunicado do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.

Últimas do Mundo

A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.