Fundão alerta que falta de recursos pode comprometer combate ao fogo

O presidente da Câmara do Fundão disse hoje que a falta de recursos no terreno pode vir a comprometer em muito o combate ao fogo que lavra no concelho, caso nada se altere até ao final da manhã.

©D.R.

Em declarações à agência Lusa, às 10h10, Paulo Fernandes explicou que o combate direto durante a noite conseguiu “mitigar algum risco” na encosta dos Boxinos e na aldeia de Açor.

“A situação mais grave decorre na Serra da Gardunha, com o fogo a descer de uma forma lenta, mas com muita perigosidade em direção a Castelo Novo”, disse.

Segundo o autarca, a frente norte, nas proximidades de Souto da Casa, denota muita instabilidade.

Paulo Fernandes salientou que todas as frentes de fogo estão muito instáveis e há imensos pontos quentes que em qualquer momento podem complicar a situação.

“Em termos estruturais, temos falta de recursos. Basicamente, estamos a operar com os meios próprios do Fundão. Os meios aéreos ainda não estão a operar a esta hora. Disseram-nos no briefing [ao terceiro dia] que podíamos ter meios aéreos. Não temos ainda nenhum a operar a esta hora” sustentou.

O autarca realçou que a situação no seu concelho é “bastante crítica” e que é urgente a chegada de mais meios terrestres, máquinas de rasto, “mais recursos”.

“Se não forem colmatadas estas falhas, corremos o risco de repetir as cenas terríveis e trágicas por aquilo que aconteceu no dia de ontem [terça-feira] e ao princípio da noite, com várias localidades cercadas pelo fogo”, afirmou.

O autarca disse que o dia de hoje é crítico e garantiu que se não acontecer nada até ao final da manhã/princípio da tarde, “esta batalha estará longe de ser vencida”.

Na noite de terça-feira, sobretudo em Souto da Casa, arderam parcialmente algumas primeiras habitações, houve a destruição de segundas habitações e há muitas estruturas agrícolas de apoio já destruídas.

Este incêndio que deflagrou na quarta-feira, em Arganil, já se estendeu também aos concelhos de Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), Seia (Guarda) e Covilhã e Castelo Branco (Castelo Branco).

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Segundo os dados provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).