Inundações deixam pelo menos dez mortos e 128 mil casas inundadas no Vietname

Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.

© D.R.

As províncias costeiras do centro do Vietname têm sido atingidas por fortes chuvas desde domingo, com precipitação recorde a atingir 1,7 metros em 24 horas.

Pelo menos dez pessoas morreram e outras oito estão desaparecidas, informou o Ministério do Ambiente, num balanço divulgado esta quinta-feira.

Mais de 128 mil casas em cinco províncias centrais também foram inundadas, com o nível da água a atingir os três metros em algumas áreas, disse o ministério.

Os habitantes caminhavam por ruas inundadas até à cintura na antiga cidade de Hoi An, importante centro turístico que integra a lista do Património Mundial da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), enquanto os pisos térreos das lojas estavam submersos, observou um jornalista da agência de notícias France-Presse.

Vários quilómetros de estradas foram danificados ou bloqueados por inundações e deslizamentos de terra esta semana, com mais de cinco mil hectares de culturas destruídas e mais de 16 mil cabeças de gado mortas, acrescentou o Ministério do Ambiente.

O rio na cidade de Da Nang, a cerca de 20 quilómetros a norte de Hoi An, transbordou, atingindo um nível alarmante e ultrapassando um recorde de 60 anos.

São esperadas mais inundações na província nos próximos dois dias, alertou o ministério na quarta-feira.

No início de outubro, partes do norte do Vietname já tinham sido inundadas devido à passagem dos tufões Bualoi e Matmo.

Os desastres naturais, principalmente tempestades, inundações e deslizamentos de terra, já provocaram este ano a morte ou o desaparecimento de 187 pessoas no país do Sudeste Asiático.

As perdas económicas totais foram estimadas em quase 525 milhões de euros.

O aquecimento global está a tornar as tempestades tropicais mais fortes e chuvosas, de acordo com especialistas, devido à subida da temperatura nos oceanos, causando ventos mais intensos, chuvas mais fortes e mudanças nos padrões de precipitação em toda a Ásia Oriental.

O Vietname está entre os países que mais inundações regista em todo o mundo, com quase metade da população a viver em áreas de risco.

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.