Polícia anticorrupção faz buscas ao braço-direito de Zelensky. Chefe de gabinete demite-se

Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

O coração político de Kiev voltou a tremer esta sexta-feira: o Gabinete Anticorrupção Ucraniano (NABU) realizou buscas na residência de Andriy Yermak, o homem considerado por muitos como a voz mais próxima e mais decisiva do Presidente Volodymyr Zelensky.

A operação, confirmada pelo próprio Yermak nas redes sociais, insere-se numa investigação de corrupção que envolve a Energoatom, a gigante estatal responsável pela energia nuclear na Ucrânia, um dos setores mais sensíveis e estratégicos do país, segundo avança a SIC Notícias.

Yermak, 54 anos, não tentou disfarçar o impacto da ação, mas garantiu total colaboração. “As autoridades realizaram buscas na minha casa e não encontraram qualquer obstáculo”, escreveu. O chefe de gabinete afirmou ainda que os seus advogados acompanharam todo o processo e prestaram “total cooperação” às equipas de investigação.

De acordo com a mesma fonte, a figura de Andriy Yermak, antigo produtor de cinema e advogado, sempre foi envolta em influência e controvérsia. Dentro e fora do círculo presidencial, é apontado como o estratega mais poderoso à volta de Zelensky, capaz de moldar decisões políticas e diplomáticas ao mais alto nível. Essa ascendência política tem alimentado dúvidas e desconfianças entre membros da própria equipa presidencial, que veem em Yermak um poder paralelo difícil de escrutinar.

Chefe de gabinete demite-se

O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky demitiu-se ao início da manhã.

[Notícia atualizada às 15h32]

Últimas do Mundo

Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.
O aeroporto de Viena suspendeu hoje temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve das últimas horas.
A empresa de energia Endesa comunicou hoje que dados de milhões de clientes em Espanha foram alvo de “pirataria” informática.
Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.