Pelo menos quatro mortos e dez feridos em ataque com arma de fogo na Califórnia

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.

©D.R.

“Podemos confirmar que, até ao momento, cerca de 14 pessoas foram atingidas por tiros de armas de fogo e que quatro vítimas morreram”, lê-se num comunicado do gabinete do xerife do condado de San Joaquin, onde se situa Stockton.

A polícia indicou que poderá tratar-se de um ataque “direcionado”.

De acordo com o gabinete do xerife, foram relatados disparos no início da noite de sábado numa avenida de Stockton, e a investigação está em curso.

“Os investigadores estão a examinar todas as possibilidades […] e a trabalhar para determinar as circunstâncias que podem ter levado a essa tragédia”, escreveu ainda a polícia na nota.

Os disparos ocorrem três dias após um ataque, no outro lado do país, em Washington D.C., levado a cabo por um homem de 29 anos que causou a morte de uma jovem militar da Guarda Nacional e feriu gravemente um segundo soldado.

Com mais armas de fogo em circulação do que habitantes, os Estados Unidos apresentam a taxa de mortalidade por armas de fogo mais elevada de todos os países desenvolvidos.

Os assassínios são um flagelo recorrente que os sucessivos governos não conseguiram até agora conter, uma vez que os norte-americanos continuam muito ligados às armas.

Em 2024, excluindo os suicídios, pelo menos 16.700 pessoas foram mortas por armas de fogo.

Desde a morte, em setembro, de Charlie Kirk, influenciador popular entre a juventude conservadora e ligada a Trump, o país, extremamente polarizado, testemunhou um aumento dos atos de violência política com armas de fogo.

Últimas do Mundo

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.
O aeroporto de Viena suspendeu hoje temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve das últimas horas.
A empresa de energia Endesa comunicou hoje que dados de milhões de clientes em Espanha foram alvo de “pirataria” informática.
Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.