Proteção Civil dos Açores regista 19 ocorrências em quatro ilhas

O mau tempo nos Açores causou hoje 19 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Flores, relacionadas, sobretudo, com obstruções de vias, quedas de estruturas e de árvores, derrocadas e inundações na via pública.

© D.R

No mais recente balanço, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) indicou que, “na sequência das condições meteorológicas adversas que estão a afetar o arquipélago, foram registadas, até ao momento, 19 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Flores”.

Numa nota anterior, o SRPCBA já tinha revelado que, devido ao mau tempo, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “duas pessoas foram realojadas na sequência de danos no telhado de uma habitação”.

“No mesmo concelho, foi interditada a circulação viária e pedonal nos dois troços da Avenida do Mar”, acrescentou a Proteção Civil açoriana no seu mais recente balanço de atualização das ocorrências relacionadas com o mau tempo.

Para apoio e resolução das situações têm estado no terreno bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública.

O SRPCBA aconselha a população a acompanhar as previsões meteorológicas emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a adotar as respetivas medidas de autoproteção, indicando ainda que se “mantém a acompanhar a evolução da situação”.

O IPMA prolongou os avisos amarelos para as ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores devido à previsão de chuva por vezes forte e vento.

O IPMA já tinha emitido avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, tendo em conta as previsões de chuva por vezes forte.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo, por causa da chuva que poderá ser forte, estava ativo até às 05:00 locais de segunda-feira, mas foi estendido até às 08:00 de segunda-feira.

Para as ilhas de São Miguel e Terceira foi também emitido aviso amarelo, devido às previsões de vento, até às 23:00 locais de hoje.

No grupo Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) o aviso amarelo, de “precipitação por vezes forte” estava em vigor até às 20:00 locais de hoje, mas foi alargado até às 05:00 de segunda-feira.

As cinco ilhas do grupo Central do arquipélago açoriano estão também sob aviso amarelo, devido ao vento direção de sueste, rodando para leste, até às 23:00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, significa um risco moderado ou “perigo potencial” devido a uma situação meteorológica, como chuva forte, ventos ou outros fenómenos, que pode causar transtornos, mas com uma probabilidade baixa a moderada de causar danos significativos.

Últimas do País

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.
A empresa municipal Carris vai reforçar as carreiras de autocarros na noite da passagem de ano em Lisboa, que se celebrará no Terreiro do Paço, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 01h00, revelou hoje a câmara.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) admitiu hoje que “não há hipóteses” de alteração dos boletins para as eleições presidenciais e indicou que eventualmente votos em candidaturas rejeitadas serão considerados nulos.
A festa de passagem de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ter um dispositivo de segurança “muito robusto”, com revistas nos seis pontos de entrada do recinto, que abre às 19h30 de quarta-feira, revelou hoje a PSP.