Pimenta e Portela na final do K2 500 metros misto da Taça do Mundo de canoagem

© Facebook/Fernando.Pimenta

Fernando Pimenta e Teresa Portela conseguiram hoje a primeira final para Portugal na I Taça do Mundo de canoagem de regatas em linha, com o segundo lugar na prova mista de K2 500 metros, em Szeged, Hungria.

Pimenta e Portela, os melhores atletas portugueses em cada género, uniram-se para concluir o seu desempenho na ‘catedral’ mundial da canoagem em 1.46,95 minutos, a 2,43 segundos dos australianos Riley Fitzsimmons e Yale Steinepreis: os dinamarqueses Rasmus Knudsen e Katrine Jensen também avançam para a final, terceiros a 3,59 dos vencedores.

Pimenta fez mais duas competições, vencendo a de K1 500 metros, avançando para a meia-final com o tempo de 1.49,66 minutos, 99 centésimos mais rápido do que o israelita Ilya Podpolnyy, segundo classificado.

Em K1 1.000 metros, igualmente sem acesso direto à regata das medalhas, o limiano geriu o esforço e terminou em segundo, a 3,60 segundos do sueco Dennis Kernen, que ganhou em 4.03,04.

O K4 500 metros composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e Kevin santos foi quinto, a 1,78 segundos da Sérvia, que se impôs em 1.24,05.

Kevin Santos ainda participou em K1 200 metros, no qual é campeão da Europa em título, contudo abdicou do resultado, terminando em oitavo e ficando assim fora de prova.

No setor feminino, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei foram segundas na sua série, a 1,44 da Austrália, vencedora em 1.39,69.

Nas canoas, Hélder Silva foi terceiro em C1 200 em regata com uma vaga para a final, opção que não tinham Inês Penetra e Beatriz Fernandes, respetivamente sexta e sétima classificadas, em séries distintas na mesma distância.

Inês e Beatriz juntaram-se posteriormente na C2 500 metros ficando em quartas, a 5,06 segundos da China, que agarrou a única vaga disponível para a final, em 2.11,28.

Na paracanoagem, Norberto Mourão, atual bronze europeu, mundial e paralímpico em VL2, apurou-se para a final, ao vencer a sua série em 1.02,09, batendo o húngaro Tamas Juhasz por 1,57 e o ucraniano Andrii Kryvchun por 3,43, ambos igualmente qualificados.

O apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024 vai decorrer em Duisburgo, na Alemanha, entre 23 e 27 de agosto.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).