Bonvalot e Veselko nos oitavos de final da etapa inaugural do Challenger Series de surf

© Facebook.com/teresa.bonvalot

Teresa Bonvalot e Francisca Veselko qualificaram-se para os oitavos de final do Boost Mobile Gold Coast Pro, primeira etapa do circuito Challenger Series de surf, enquanto Yolanda Hopkins, Carolina Mendes e Frederico Morais ‘caíram’ nos 16 avos.

Frederico Morais não foi além do quarto lugar na segunda bateria da terceira ronda do campeonato que está a ser disputado na Gold Coast, na Austrália, ao somar 6,5 pontos (6 e 0,5), quedando-se pelo 25.º lugar na prova.

O australiano Jacob Wilcox e o sul-africano Adin Masencamp, com 12,67 e 12,5 pontos, respetivamente, asseguraram as vagas em disputa no ‘heat’, enquanto o brasileiro Lucas Silveira também foi eliminado, ao conquistar 9,77.

Na competição feminina, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot resistiram à segunda ronda, ao contrário de Yolanda Hopkins e Carolina Mendes, ambas 17.ªs na etapa.

Kika Veselko ganhou a quinta bateria, com 14,8 pontos (8,83 e 5,97), superando a australiana Sally Fitzgibbons (12,76), a japonesa Amuro Tsuzuki (12,67) e a francesa Teça Thyssen (11,33), e Bonvalot a sétima, com 11,1 (6,4 e 4,7), impondo-se à brasileira Luana Silva (10.6), à sua compatriota Yolanda Hopkins (10,44) e à australiana Zahli Kelly (8,9).

Também Carolina Mendes não foi além do terceiro posto no seu ‘heat’, o sexto, ao conquistar 12 pontos (6,5 e 5,5), ficando atrás da norte-americana Alyssa Spencer (16,17) e da francesa Vahine Fierro (12,73).

Nos oitavos de final, Bonvalot e Veselko, que podem encontrar-se nas meias-finais, vão defrontar, respetivamente a norte-americana Sawyer Lindblad e a francesa Vahine Fierro.

O Challenger Series qualifica os 10 primeiros homens e as cinco primeiras mulheres para os circuitos principais.

Este circuito prevê a disputa de seis provas, as duas primeiras na Austrália, durante o mês de maio, seguindo-se campeonatos na África do Sul e nos Estados Unidos antes do EDP Vissla Pro Ericeira, em Ribeira d’Ilhas, entre 01 e 08 de outubro. A competição encerra no Rio de Janeiro, no Brasil, com o Corona Saquarema Pro, entre 14 e 21 de outubro.

Últimas de Desporto

Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.
A portuguesa Mafalda Lopes conquistou hoje o Lacanau Pro, etapa francesa do circuito mundial de qualificação de surf, conseguindo a sua segunda vitória internacional, a primeira fora de Portugal.
O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.