Ministério Público instaurou inquérito ao Lar Peninsular do Montijo

©D.R.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a instauração de um inquérito ao Lar Peninsular do Montijo, que foi alvo de denúncias por alegados maus-tratos e desvio de verbas dos utentes, mas que continua a funcionar normalmente.

De acordo com a PGR, o inquérito ao Lar Peninsular “corre termos no Ministério Público do Montijo, sujeito a segredo de justiça”.

O Lar Peninsular do Montijo, no distrito de Setúbal, foi alvo de duas inspeções da Segurança Social no espaço de uma semana, a primeira no dia 06 e a última na segunda-feira, mas não são ainda conhecidas as conclusões das ações inspetivas.

Em resposta a perguntas da agência Lusa, antes de ter sido concluída a inspeção realizada na segunda-feira, o Instituto da Segurança Social (ISS) referiu apenas que, caso fossem identificados indícios de práticas que pudessem configurar crime, seriam de imediato participados ao Ministério Público.

Nas últimas semanas, o Lar Peninsular do Montijo foi alvo de várias denúncias no canal de televisão SIC, por alegados maus-tratos e usurpação e desvio de dinheiro dos utentes.

O proprietário do Lar Peninsular é também proprietário do Lar Delicado Raminho, na Lourinhã, que foi encerrado a semana passada na sequência das ações de fiscalização da Segurança Social, também após denúncias por alegados maus-tratos aos utentes.

Últimas do País

Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve estão sobrecarregados devido à falta de profissionais e responsabilizam a administração pela degradação das condições laborais e as consequentes implicações na segurança dos cuidados prestados, alertou o sindicato.
Quatro pessoas foram detidas na quinta-feira, em Lisboa, numa operação contra o tráfico de seres humanos, lenocínio, auxílio à imigração ilegal e tráfico de droga, anunciou hoje a PSP, acrescentando que dois dos detidos ficaram em prisão preventiva.
Quase 30 concelhos localizados sobretudo nos distritos de Castelo Branco e de Portalegre, mas também em Viseu, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Vinte pessoas foram detidas esta madrugada em operações de fiscalização rodoviária nos concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra, a maior parte delas por condução sob influência do álcool, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).
A sardinha portuguesa foi reconhecida com o selo azul MSC, que distingue as pescarias com melhores práticas internacionais, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e do Mar, que sublinha a oportunidade de abertura a novos mercados com a certificação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.