Câmara Municipal de Bordeaux atacada com fogo durante protestos em França

©D.R.

A entrada do edifício da Câmara Municipal de Bordeaux foi hoje alvo de um ataque incendiário durante os protestos contra a revisão da idade de reforma em França, mas as instalações ficaram preservadas, garantiu o autarca.

“Esta quinta-feira à noite, a porta de acesso à Câmara Municipal de Bordéus foi incendiada”, lê-se no Twitter do presidente da autarquia, Pierre Hurmic.

“Condeno com a maior veemência esta violência que não tem outro significado senão o de atacar a casa comum do povo de Bordéus”, acrescentou o autarca que, pouco depois, revelou que “a intervenção dos serviços de incêndio e salvamento e dos agentes municipais permitiu conter o incêndio, preservando assim a integridade das instalações”.

O edifício da câmara municipal irá reabrir normalmente na sexta-feira “às horas habituais para garantir a continuidade do serviço público à população”, disse o autarca.

Este foi apenas um dos episódios que marcaram mais um dia em França, que tem sido assolado por protestos diários devido à reforma das pensões, que prevê em particular o alargamento da idade da reforma de 62 para 64 anos.

Os números da participação nas manifestações que se registaram hoje em todo o país variam consoante as fontes: O sindicato CGT fala na mobilização de 3,5 milhões de pessoas em 300 cidades, enquanto o Governo diz que foram pouco mais de um milhão, segundo dados da Agence France Press (AFP).

As manifestações, greves e desistências “são uma resposta” à “teimosia incompreensível” do presidente, sublinharam os sindicatos, dizendo que “a responsabilidade pela situação explosiva” recai sobre o governo.

Últimas do Mundo

O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.