Câmara Municipal de Bordeaux atacada com fogo durante protestos em França

©D.R.

A entrada do edifício da Câmara Municipal de Bordeaux foi hoje alvo de um ataque incendiário durante os protestos contra a revisão da idade de reforma em França, mas as instalações ficaram preservadas, garantiu o autarca.

“Esta quinta-feira à noite, a porta de acesso à Câmara Municipal de Bordéus foi incendiada”, lê-se no Twitter do presidente da autarquia, Pierre Hurmic.

“Condeno com a maior veemência esta violência que não tem outro significado senão o de atacar a casa comum do povo de Bordéus”, acrescentou o autarca que, pouco depois, revelou que “a intervenção dos serviços de incêndio e salvamento e dos agentes municipais permitiu conter o incêndio, preservando assim a integridade das instalações”.

O edifício da câmara municipal irá reabrir normalmente na sexta-feira “às horas habituais para garantir a continuidade do serviço público à população”, disse o autarca.

Este foi apenas um dos episódios que marcaram mais um dia em França, que tem sido assolado por protestos diários devido à reforma das pensões, que prevê em particular o alargamento da idade da reforma de 62 para 64 anos.

Os números da participação nas manifestações que se registaram hoje em todo o país variam consoante as fontes: O sindicato CGT fala na mobilização de 3,5 milhões de pessoas em 300 cidades, enquanto o Governo diz que foram pouco mais de um milhão, segundo dados da Agence France Press (AFP).

As manifestações, greves e desistências “são uma resposta” à “teimosia incompreensível” do presidente, sublinharam os sindicatos, dizendo que “a responsabilidade pela situação explosiva” recai sobre o governo.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.