25 Abril, 2024

Partido de direita GERB vence eleições parlamentares na Bulgária

©facebook.com/boyko.borissov

O partido de direita Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), liderado pelo ex-primeiro-ministro Boyko Borisov, venceu as eleições parlamentares da Bulgária no domingo, segundo dados oficiais.
De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), com 99 por cento dos votos contados, o partido conseguiu 26,57%, enquanto a coligação do ex-primeiro-ministro Kiril Petkov obteve 24,66%.

Atrás deles ficaram o partido ultranacionalista e pró-russo Vazrazhdane com 14,22% dos votos, o populista Movimento pelos Direitos e Liberdades com 13,39%, o Partido Socialista Búlgaro (BSP) com 8,97% e o Existe Tal Povo (ITN) com 4,13%.

O partido de Borisov venceu na grande maioria das cidades do país, mas sofreu derrotas na capital Sófia e nas cidades de Plovdiv e Ruse, onde a coligação europeísta, integrada pelos partidos Prosseguir a Mudança (PP) e os seus aliados da Bulgária Democrática (DB), obteve a maioria dos votos.

Nenhum dos dois partidos mais votados conseguiu formar governo no final do ano passado e no início deste.

O terceiro e último esforço ficou nas mãos da socialista Korneliya Ninova, que também não conseguiu o apoio necessário.

O último Executivo interino na Bulgária incluía uma coligação de quatro partidos liderada pelo PP e o seu líder, Kiril Petkov, que em junho de 2022 foi derrubado por uma moção de censura apresentada pelo GERB, após seis meses no poder.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados