Detetada legionella no Hospital da Horta, mas não há infetados

© Hospital da Horta

O hospital da Horta, nos Açores, detetou a presença da bactéria ‘legionella’ nas canalizações do edifício antigo daquela unidade de saúde mas a administração garante que o caso “não constitui risco para a saúde pública”.

“Esta é uma contaminação possível, embora indesejável, em sistemas de águas, que se trata com aplicação de medidas específicas e não constitui perigo para a saúde pública, desde que adotados os procedimentos devidos”, admitiu o Conselho de Administração do hospital da Horta, em comunicado enviado às redações.

A mesma fonte adianta que “não foi registado qualquer caso clínico relacionado com a presença da referida bactéria” em ambiente hospitalar, e que já foram tomadas medidas de precaução, nomeadamente a desinfeção térmica e química das canalizações, e proibidos os banhos de água quente a utentes e funcionários.

A ‘legionella’ é uma bactéria que, quando inalada, poderá provocar infeções respiratórias graves, e até mesmo a morte, como aconteceu, por exemplo, em 2014, no Hospital de Vila Franca de Xira, onde cerca de 400 pessoas foram infetadas, 12 das quais acabaram por morrer.

“Todas as medidas tomadas estão em consonância com a Direção Geral de Saúde e Direção Regional da Saúde”, adianta o hospital da Horta, que garante estar a acompanhar a situação, até que a mesma esteja “normalizada”.

Últimas do País

O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.
Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.