Feira de Arte Contemporânea JustLX abre quinta-feira com 30 expositores

©CCB

Em quarta edição, o certame, que se realiza também em Madrid (JustMAD), Espanha, há 14 anos, junta a participação de entidades e galerias nacionais com representações internacionais de países como Espanha, Reino Unido, Irão, Peru e Filipinas.

Entre os expositores estarão a Art Dispersion (Lisboa), DsagasLab (Espanha), GFaraco Arts (Ericeira), JAT arts (Lisboa), Malvin Gallery (Espanha), (M)ARTE (Espanha), Óriq Gallery PITT Studio (Reino Unido), Uxval Gochez Gallery Vinyl on Vinyl (Filipinas), La Otra Galería (Espanha), Natia Amini (Irão) e Perve Galeria (Lisboa).

Este ano sob o mote da “Arte, Criatividade e Música”, a feira apresentará obras de uma centena de artistas, nomeadamente com performances, instalações, e a atuação de DJ.

Entre eles, a artista Clo Bourgard, que apresentará uma instalação escultórica na entrada do pavilhão, o venezuelano Manuel Buylla criará um mural, e Aroca uma sessão de pintura ao vivo.

O curador Óscar García García, atual diretor da JustMAD, assume também este ano a direção da congénere lisboeta, que aposta habitualmente em artistas emergentes, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Lisboa e da Embaixada de Espanha em Portugal.

A JustLX é organizada pela Art Fairs, uma empresa espanhola promotora de feiras de arte e eventos culturais.

Desde 2009, a Art Fairs organiza as feiras Madridfoto (Feira Internacional de Fotografia), a JustMAD (Feira Internacional de Arte Emergente de Madrid), a Justmadmia (Feira Internacional de Arte Emergente de Miami) e a Summa (Feira Internacional de Arte Contemporânea).

Últimas de Cultura

Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).