Espanha/Eleições: Correios obrigados a “contratação sem precedentes” por votação em pleno verão

© facebook.com/correos.es

Os Correios de Espanha anunciaram uma “contratação sem precedentes” de trabalhadores temporários por causa das eleições legislativas antecipadas para 23 de julho, em plenas férias de verão e num país em que todos os eleitores podem votar por correspondência.

A lei eleitoral espanhola permite que todos os eleitores residentes no país possam votar por correio, tendo de fazer uma solicitação prévia da documentação e depois entregar o voto numa das lojas da rede de Correios.

Os pedidos para votar por correio podem ser feitos até 13 de julho e desde que em 29 e maio foi anunciada a antecipação das eleições gerais espanholas gerou-se uma onda de solicitações com uma dimensão considerada inédita.

Cerca de 700 mil eleitores pediram na primeira semana para votar por correio e a previsão é que seja batido o recorde de 2016, quando as solicitações chegaram aos 1,5 milhões, segundo dados divulgados pelos sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios e por meios de comunicação social.

As eleições deste ano coincidem com um período tradicional de férias de verão para boa parte dos eleitores e dos trabalhadores dos Correios, pelo que ao aumento do número de pedidos de voto por correspondência se soma a menor disponibilidade de meios humanos da empresa.

O voto por correspondência exige a entrega da documentação por carteiros ou o levantamento nas estações de correios, contra a identificação do eleitor.

Também a entrega do voto exige a identificação do votante.

Os Correios distribuirão e entregarão a documentação até 16 de julho e os eleitores poderão entregar o voto nas lojas e postos da empresa entre 03 e 19 de julho.

Os Correios espanhóis divulgaram esta semana um comunicado em que anunciaram uma “contratação sem precedentes” de trabalhadores temporários para responder às necessidades do voto por correspondência.

A empresa afirmou que só depois de sexta-feira revelará o número concreto de trabalhadores que vai contratar, mas os sindicatos pediram que sejam 11.250 e fontes da empresa citadas por meios de comunicação social espanhóis afirmam que deverão ser cerca de 10.000.

No mesmo comunicado, a empresa acrescentou que está também a reorganizar o funcionamento dos postos de atendimento por causa das eleições.

Assim, serão alargados horários de funcionamento a partir de 03 de julho e haverá abertura extraordinária de algumas estações de correio em fins de semana e feriados.

Serão ainda reforçados os serviços de atendimento em algumas zonas do país, especialmente as turísticas, e criados canais de atendimento separados para a entrega do voto, sempre que afluência o justificar, entre outras medidas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, convocou em 29 de maio legislativas nacionais antecipadas para 23 de julho depois da derrota dos socialistas, que lidera, nas eleições locais e regionais de 28 de maio.

As eleições espanholas estavam previstas para dezembro, quando terminaria a atual legislatura.

Últimas do Mundo

O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.