“A menos que se seja um atleta medalhado, não dá para se fazer do atletismo uma vida em Portugal”

© Rafael Neto

Rafael Neto tem 20 anos. Nasceu em Lisboa e é paratleta de corrida em cadeira de rodas (T54) e campeão mundial júnior nos 200 metros. Pratica desporto desde os 12 anos, tem como hobbie treinar e o seu maior sonho é ser medalhista paralímpico. No início do ano esteve em risco de ficar sem lugar para viver, mas, felizmente, a situação foi ultrapassada.

 

O Rafael e a sua família estiveram em risco de ficar sem uma casa onde viver. Como se resolveu a questão?

Através de uma entidade designada IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) que soube do caso e entrou em contacto comigo e com a minha mãe. Explicaram-nos no que consiste e apresentou-nos uma solução tanto provisória como definitiva e a situação resolveu-se.

Tiveram ajuda de amigos, familiares ou anónimos que se sensibilizaram com a sua situação?

Sim e tivemos também ajuda do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e da ministra da Habitação Marina Gonçalves.

O Rafael é um atleta medalhado que muito orgulhou Portugal. Pode dizer que se orgulha de Portugal também?

Pode-se dizer que sim

É fácil ser atleta paralímpico em Portugal?

Não é fácil. É preciso ter muita paciência e trabalhar muito arduamente e, claro, é preciso apoios. No meu entender é necessário que haja mais investimento direto no desporto paralímpico e que prestem mais atenção às suas especificidades e necessidades dos atletas.

Que tipo de apoio recebe um atleta do Comité Paralímpico português? É suficiente para quem quer fazer do atletismo a sua vida?

Recebe uma bolsa mensal durante um ano. No entanto, para conseguirem ter acesso a essa bolsa, os atletas têm de fazer tempos específicos em competições homologadas, dependendo do nível do atleta e do respetivo resultado que o comité exige que seja feito, o valor tende a aumentar ou a diminuir. Contudo, de uma forma geral, a menos que se seja um atleta medalhado, não dá para se fazer do atletismo uma vida em Portugal, infelizmente.

Atualmente treina para participar em alguma competição?

Sim, para o campeonato nacional que irá decorrer em Braga já no próximo mês de Julho.

Que palavras dirige a jovens como o Rafael que sonham em competir por Portugal nas mais diversas modalidades?

Se tiverem um objetivo, por mais que custe e demore, acreditem em vocês mesmos. Dediquem-se e tenham ambição e disciplina para com o vosso sonho. Nada é impossível e eu sou uma prova disso. Dediquem-se, caiam e levantem-se as vezes que forem necessárias porque um dia tudo isso será recompensado.

Últimas Entrevistas

Licenciado em Engenharia Zootécnica, Luís Mira é Secretário-Geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) desde 1999 e Membro do Conselho Económico e Social (CES). É ainda Membro do Conselho Económico e Social Europeu (CESE), desde 2006.
A esquerda acha-se no direito de lutar por quaisquer meios (…) o que significa que o terrorismo de esquerda se torna aceitável.
osé Bourdain nasceu em Lisboa em 1971. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Ciência Política. Iniciou a sua atividade profissional aos 16 anos no sector social/saúde/educação e fundou a Cercitop (cooperativa sem fins lucrativos) em 1998, onde é o Presidente do Conselho de Administração. Em 2013 criou a Tourism for All – Operador Turístico que trabalha o Turismo Para pessoas com deficiência e ajudou a fundar a Associação Nacional dos Cuidados Continuados em 2017, sendo o seu Presidente desde essa data.
Luís Cabral de Moncada é professor de Direito Público e autor de vasta obra (mais de setenta títulos) nos domínios do Direito Constitucional e do Direito Económico e da Regulação. Advoga, é jurisconsulto e colabora regularmente na imprensa com artigos de opinião.
José de Carvalho é Professor e Investigador de História. Tem 44 anos, é casado e pai de dois filhos e nasceu no Marco de Canavezes. Actualmente, vive no Porto. É autor de vários livros sobre História Político-religiosa Contemporânea.

Natividade Barbosa nasceu em Lille (França) em Março de 1985. Empreendedora desde os 18 anos, seguiu o curso técnico de Energias Renováveis. É gestora empresarial no ramo das energias renováveis e consultoria. As energias renováveis são uma solução realista para garantir a soberania energética do nosso país, ou, por outro lado, devem coexistir com outro […]

António Pinto Pereira nasceu em Luanda em 1964. É advogado e professor universitário com 30 anos de carreira, lecionando atualmente no ISCSP, onde também é investigador e membro integrado do Instituto do Oriente. Autor de mais de trinta livros publicados, António Pinto Pereira é também conhecido dos portugueses por ser comentador regular de temas jurídicos […]

Ventura está convicto que o CHEGA vai mesmo disputar as eleições na Região Autónoma da Madeira e que as dificuldades que o partido está a enfrentar devem-se apenas a manobras de secretaria, que visam afastar das urnas a única força política anti-corrupção. Temos assistido a vários pedidos para impugnar as listas do CHEGA nas próximas […]

Patrícia Almeida nasceu há 42 anos em Lisboa e vive em Loures. Licenciada em Gestão e Administração Pública e Mestre em Sociologia, é deputada municipal e membro efetivo da Comissão de Saúde, da Comissão do Território, Mobilidade, Urbanismo, Habitação e Turismo e da Comissão Eventual de Acompanhamento da JMJ na Assembleia Municipal de Loures, tendo […]

José Barreira Soares completa o seu 47º aniversário já no próximo dia 24 de agosto. Nasceu em Lisboa, é empresário de profissão e um fervoroso adepto do Benfica. Relativamente aos poucos tempos livres que tem, o vereador eleito pelo CHEGA em Vila Franca de Xira em setembro de 2021 gosta de ler, praticar kickboxing e […]