Rússia divulga imagens do chefe de Estado Maior russo Valery Gerasimov

© D.R.

O ministério da Defesa da Rússia divulgou hoje imagens do chefe do Estado Maior das Forças Armadas russas, Valery Gerasimov, num alegada reunião, pela primeira vez desde a rebelião armada do passado dia 24 de junho.

Gerasimov aparece num filme publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia difundido através do sistema digital de mensagens Telegram numa suposta reunião sobre ataques com mísseis contra a Ucrânia efetuados no domingo.

Junto às imagens foi publicado um texto que se refere diretamente a Gerasimov como chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Rússia.

A publicação no Telegram é citada pela agência de notícias espanhola Europa Press referindo-se à “primeira aparição pública” de Gerasimov depois do motim do Grupo Wagner.

O Presidente russo, Vladimir Putin, nomeou Gerasimov no passado mês de janeiro comandante das forças envolvidas na campanha contra a Ucrânia, substituindo o general Sergei Surovkin, que também não é visto em público desde o motim armado dos mercenários do Grupo Wagner.

O líder da empresa russa que contrata combatentes, Yevgeni Progozhin, foi durante os últimos meses muito crítico do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu e do general Valery Gerasimov.

Prigozhin liderou no passado dia 24 de junho uma rebelião militar em território russo apesar de ter abandonado os planos que supostamente incluíam a entrada dos mercenários em Moscovo, após um acordo alcançado através da mediação do chefe de Estado da Bielorrússia.

Últimas de Política Internacional

O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, previu hoje "decisões históricas e transformadoras" na cimeira de Haia para alocar 5% do PIB à defesa, visando compensar o "esforço desproporcional" dos Estados Unidos.
O presidente ucraniano deverá pedir mais sanções de Washington contra Moscovo e a aquisição de armamento dos EUA. A reunião deverá começar pelas 13h00 locais (12h00 em Lisboa).
O preço do barril de petróleo Brent para entrega em agosto caiu hoje mais de 5% no mercado de futuros de Londres, depois de Israel ter aceitado o cessar-fogo com o Irão proposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, pediu hoje aos aliados europeus que "não se preocupem tanto" com os Estados Unidos da América e se foquem em aumentar o seu investimento em Defesa.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 da União Europeia (UE) discutem hoje os desenvolvimentos na guerra na Ucrânia e a escalada do conflito entre Israel e o Irão, após os bombardeamentos norte-americanos contra várias instalações nucleares iranianas.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou este sábado que as forças armadas dos Estados Unidos atacaram três centros nucleares no Irão, incluindo Fordo, juntando-se diretamente ao esforço de Israel para decapitar o programa nuclear do país.
O Parlamento Europeu (PE) defende a aplicação do plano de ação europeu para as redes elétricas, visando modernizá-las e aumentar a capacidade de transporte, para evitar novos ‘apagões’.