Dias nas Dioceses reúnem mais de 67.500 jovens de 126 países

©Facebook\JMJ

Os Dias nas Dioceses, que a partir da próxima quarta-feira antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vão contar com mais de 67.500 peregrinos de 126 países, dos cinco continentes, informou hoje a organização.

Os jovens vão estar, entre 26 e 31 de julho, distribuídos por 17 dioceses — ficam de fora as chamadas dioceses de acolhimento, Lisboa, Setúbal, Santarém e das Forças Armadas e de Segurança -, integrando mais de 950 grupos. O alojamento dos jovens peregrinos será com famílias de acolhimento, nas paróquias, em escolas ou outras instalações públicas.

A diocese do Porto vai receber mais de 16.500 peregrinos, a de Coimbra mais de 14 mil e em Leiria-Fátima vão ficar 7.500 participantes, acrescentou a organização.

Para o padre Filipe Diniz, coordenador nacional dos Dias nas Dioceses, citado na informação disponibilizada na página da JMJ Lisboa 2023, “é uma grande riqueza a diversidade de países e de grupos oriundos dos cinco continentes nas dioceses portuguesas” para viver estes dias que antecipam a Jornada.

“Ao longo dos Dias nas Dioceses, os jovens vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, tendo cada uma das dioceses um programa centrado em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio”, acrescenta a organização.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O primeiro encontro aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado, nos moldes atuais, por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que contará com a presença do Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano.

Últimas do País

Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.