Governo grego pede vigilância máxima face à vaga de calor

© D.R

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, apelou hoje à “vigilância máxima” face à nova vaga de calor que atinge a Grécia, com temperaturas que poderão atingir 45° durante o próximo fim de semana.

Face à vaga de calor, todos os pontos arqueológicos do país, incluindo a Acrópole de Atenas, vão permanecer encerrados durante a parte mais quente do dia até domingo, determinou o Ministério da Cultura.

“Temos de estar absolutamente vigilantes (…) porque os tempos difíceis ainda não acabaram”, advertiu o chefe do Governo durante uma visita ao Ministério do Ambiente.

“Estamos perante uma nova vaga de calor (..) e de possivelmente ventos mais fortes”, que já provocaram vários incêndios nos arredores de Atenas desde a segunda-feira passada, sublinhou.

A Grécia prevê para hoje temperaturas máximas de 43°, que devem subir ainda mais nos próximos dias, com 44º a 45° previstos para sexta-feira e sábado, no centro do país.

Na capital grega foi registado um recorde de temperatura: 44,8° em junho de 2007, de acordo com o Observatório Nacional de Atenas, enquanto o recorde na Grécia foi atingido em julho de 1977, com 48°, em Elefsina, perto de Atenas.

Hoje, a situação relativamente aos incêndios florestais melhorou.

No entanto, centenas de bombeiros continuam a lutar contra os incêndios ativos a oeste de Atenas e que já destruíram milhares de hectares.

O primeiro-ministro lamentou “a situação dos incêndios que se mantêm ativos há quatro dias em Ática, na região de Atenas, em Corinto e na Boeotia, próximos da capital”.

O risco de incêndio continua muito elevado na região da capital, Ática, bem como na península do Peloponeso (sudoeste) e na Grécia central, segundo a Proteção Civil.

Na ilha turística de Rodes, onde deflagrou um incêndio florestal há dois dias, cinco aviões e cinco helicópteros continuavam envolvidos no combate às chamas.

A sudeste de Atenas, arderam 3.472 hectares nos últimos dias, segundo o observatório europeu Copernicus.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.