Governo grego pede vigilância máxima face à vaga de calor

© D.R

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, apelou hoje à “vigilância máxima” face à nova vaga de calor que atinge a Grécia, com temperaturas que poderão atingir 45° durante o próximo fim de semana.

Face à vaga de calor, todos os pontos arqueológicos do país, incluindo a Acrópole de Atenas, vão permanecer encerrados durante a parte mais quente do dia até domingo, determinou o Ministério da Cultura.

“Temos de estar absolutamente vigilantes (…) porque os tempos difíceis ainda não acabaram”, advertiu o chefe do Governo durante uma visita ao Ministério do Ambiente.

“Estamos perante uma nova vaga de calor (..) e de possivelmente ventos mais fortes”, que já provocaram vários incêndios nos arredores de Atenas desde a segunda-feira passada, sublinhou.

A Grécia prevê para hoje temperaturas máximas de 43°, que devem subir ainda mais nos próximos dias, com 44º a 45° previstos para sexta-feira e sábado, no centro do país.

Na capital grega foi registado um recorde de temperatura: 44,8° em junho de 2007, de acordo com o Observatório Nacional de Atenas, enquanto o recorde na Grécia foi atingido em julho de 1977, com 48°, em Elefsina, perto de Atenas.

Hoje, a situação relativamente aos incêndios florestais melhorou.

No entanto, centenas de bombeiros continuam a lutar contra os incêndios ativos a oeste de Atenas e que já destruíram milhares de hectares.

O primeiro-ministro lamentou “a situação dos incêndios que se mantêm ativos há quatro dias em Ática, na região de Atenas, em Corinto e na Boeotia, próximos da capital”.

O risco de incêndio continua muito elevado na região da capital, Ática, bem como na península do Peloponeso (sudoeste) e na Grécia central, segundo a Proteção Civil.

Na ilha turística de Rodes, onde deflagrou um incêndio florestal há dois dias, cinco aviões e cinco helicópteros continuavam envolvidos no combate às chamas.

A sudeste de Atenas, arderam 3.472 hectares nos últimos dias, segundo o observatório europeu Copernicus.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.