Doze ministérios do governo da Noruega alvo de ataque informático

© D.R.

Doze ministérios noruegueses foram alvo de um ataque informático, disseram hoje as autoridades de Oslo, acrescentando que a origem da operação ainda não foi determinada e que foi aberta uma investigação.

“Foi detetada uma vulnerabilidade anteriormente desconhecida no ‘software’ de um dos nossos fornecedores”, afirmou Erik Hope, diretor da agência governamental norueguesa responsável pela segurança informática.

“Esta vulnerabilidade está a ser explorada por um ator desconhecido (…). É muito cedo para dizer quem é o responsável (pelo ataque) e para determinar a escala da ação”, disse o responsável em conferência de imprensa, citado pelas agências internacionais.

O funcionamento do governo da Noruega não foi afetado, nomeadamente o gabinete do primeiro-ministro e os Ministérios da Defesa, dos Negócios Estrangeiros e da Justiça, uma vez que estas estruturas dispõem de plataformas digitais próprias.

De acordo com Erik Hope, a vulnerabilidade foi corrigida, mas os funcionários dos 12 ministérios afetados ainda não conseguem ter acesso ao correio eletrónico de trabalho nos respetivos telemóveis ou tablets.

“O trabalho do governo continua normalmente”, declarou o ministro dos Assuntos Regionais, Sigbjorn Gjelsvik.

As autoridades policiais já deram início a uma investigação.

Em 2020 e em 2021, o parlamento norueguês foi alvo de ataques informáticos, um dos quais atribuído ao grupo de piratas informáticos russo Fancy Bear, alegadamente ligado aos serviços de informações da Rússia.

Na altura, a embaixada de Moscovo em Oslo considerou “inaceitáveis” as acusações “não provadas” da Noruega.

Últimas do Mundo

A França colocou os serviços de emergência e as forças militares em alerta para os incêndios florestais, restringiu o consumo de álcool em público e cancelou alguns eventos desportivos ao ar livre face à onda de calor.
A mulher do primeiro-ministro espanhol vai a julgamento por crimes como tráfico de influência, corrupção e desvio de fundos públicos, sendo impedida de sair do país, entre outras medidas, a decisão hoje um juiz.
Um tribunal iraniano condenou a cantora Parastu Ahmadi e oito músicos a 74 chicotadas, dois anos de proibição de viajar e dois anos de interdição de atividades por participarem num concerto sem cumprirem as normas islâmicas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou esta quarta-feira que os assassinatos e as mutilações de menores em conflitos armados aumentaram 34% em 2025.
A investigação criminal apurou a identificação de cerca de 120 'clientes', tendo sido também acusados 29, mas apenas 28 foram condenados.
A confiança nas notícias atingiu o nível mais baixo em 10 anos globalmente, segunda a 15.ª edição do Digital News Report 2026 (DNR2026) hoje divulgada, que aponta para um cenário de consumo noticioso mais assente em plataformas.
As autoridades ambientais da Austrália anunciaram hoje o desmantelamento de uma criação ilegal de baratas perto de Sydney, contendo mais de 100 mil baratas, com um valor de mercado superior a 122 mil euros.
O dia da sobrecarga ecológica do planeta, em que a humanidade esgota os recursos naturais da Terra disponíveis anualmente e passa a viver “a crédito”, assinala-se a 30 de julho.
O Ministério Público alemão pediu hoje prisão perpétua para o psiquiatra saudita que atropelou com um carro a multidão no mercado de Natal de Magdeburgo, matando seis pessoas e ferindo mais de 300 em dezembro de 2024.
O Grupo Parlamentar do CHEGA apresentou na Assembleia da República um voto de pesar pela morte de Henry Nowak, jovem britânico de 18 anos assassinado no Reino Unido, num caso que gerou forte indignação internacional.